terça-feira, 16 de junho de 2009
Festa
PDT comemora Carta de Lisboa
O PDT pernambucano comemorou no último dia 15, o aniversário de 30 anos da Carta de Lisboa. Prefeitos, vice-prefeitos, militantes, vereadores, juventude e amigos lotaram o auditório da sede regional do partido. O presidente José Queiroz conduziu a mesa de debates, que recebeu o Superintendente Regional do Trabalho, André Negromonte, o Deputado Estadual José Alves, o Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Roldão Joaquim, a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Miguelina Vecchio, que veio do Rio Grande do Sul para prestigiar o encontro, o ex-ministro Armando Monteiro Filho, o deputado Paulo Rubem Santiago e o presidente da Empresa Municipal de Informática (EMPREL), Wellington Batista.
O anfitrião da festa, José Queiroz falou para os presentes sobre a luta de Leonel Brizola. “É preciso lembrar, nesta data histórica, a figura de Leonel Brizola, pois tudo começou com sua iniciativa de construir um novo partido com viés trabalhista. Ele deu o exemplo de como se defender o Brasil com ética. Por isso, há mais de 20 anos estamos nesse PDT e desejamos morrer pedetistas. Esse é o nosso compromisso!”, disse. “Brizola teve 50 anos de vida pública e, nunca, um adversário ousou macular a sua honra”, exclamou o ex-ministro Armando Monteiro Filho, que também falou de sua participação nas lutas democráticas, da amizade com Brizola e do carinho que tem pelo PDT.
O Secretário Roldão Joaquim expôs a trajetória de Brizola desde o seu nascimento em 1922 na cidade de Cruzinha – RS, hoje Carazinho até o contexto em que se deu a assinatura da Carta de Lisboa, quando militantes de vários estados do país resolveram se unificar em defesa das idéias trabalhistas e da luta pela redemocratização do país. Para o deputado José Alves, “o nacionalismo é apenas uma das principais bandeiras do partido. Parabéns a todos que vieram!”. Jair Cirilo, que coordena um movimento de deficientes físicos leu um poema em homenagem ao partido. “Tenho orgulho de dizer que sou do PDT, porque o PDT é a base de sustentação do governo. Não estamos inválidos, mas conscientizando. Estamos impondo o nosso espaço. Não queremos a pena de ninguém e já cadastramos 70 mil deficientes. Parabéns PDT!”.
A presidente nacional da AMT, Miguelina Vecchio defendeu a participação das mulheres na política nacional, elogiando as ações do PDT pernambucano. “Nós mulheres, temos que aprender a respeitar umas às outras e eleger mulheres com práticas políticas. Estou em um partido que tem história e enxerga o mundo, porque nosso partido é o que luta pelos trabalhadores, pelas mulheres, por todos”, disse. Durante o evento, cerca de 24 mulheres se filiaram ao partido.
O deputado Paulo Rubem Santiago começou a palestra com uma poesia que ele fez, enquanto os outros palestrantes debatiam seus temas. Em sua palestra, o pedetista recuperou a trajetória da luta pela soberania nacional, dando início a campanha “O Pré-Sal é nosso!”, destacando as medidas produzidas no governo de FHC e suas conseqüências ainda hoje presentes na área fiscal, monetária e cambial. Paulo Rubem deu informações sobre o Pré-Sal, sua origem e sua importância para o patrimônio do povo brasileiro. “Não queremos o Pré-Sal para sermos vaidosos, mas para termos soberania sobre o nosso patrimônio. Queremos transformar o patrimônio num grande fundo de desenvolvimento. Vamos às ruas em defesa do Pré-Sal!”.
Homenagens
Félix Filho representou a Juventude Socialista do Estado, falando sobre a fundação do movimento em fevereiro de 1981 e pediu aos pais ali presentes, que tragam seus filhos, para que entendam e discutam a política. “Vamos brigar pelo trabalhismo e pela educação, pois a juventude é o futuro do nosso país”, explicou.
Segundo Nélio Fonseca representante do Movimento Verde do PDT, mais de 100 mudas de pau-brasil foram distribuídas no final do evento. “Nós temos duas bandeiras, a educação e a ecologia, por isso, pedimos doações de livros para fundarmos a Biblioteca Darci Ribeiro”, explicou.
A noite ainda teve mais três homenagens. André, também da Juventude Socialista cantou “Novo tempo”, de Ivan Lins. O militante Ravel Cerqueira cantou o hino de Pernambuco e os parabéns ao PDT. Bernadete Durval, dirigente da AMT em Pernambuco agradeceu a todos, e fez uma homenagem à Miguelina Vecchio e todas as mulheres que fazem parte do PDT.
Confira as fotos da festa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Grande evento da Ação da Mulher Trabalhista – AMT, que ocorreu no dia 09 de junho de 2011, tendo início ás 19:00 h no Diretório do Partido Democrático Trabalhista - PDT, Avenida João de Barros, n°326, Boa Vista - Recife / PE, no qual foi salientada a necessidade da inserção da mulher no mundo político, sem deixar de lado o valor masculino neste cenário, tendo como exemplo o inesquecível Leonel Brizola e o Prefeito de Caruaru Dr José Queiroz. Todavia a atuação da anfitriã da festa a Pedagoga Bernadete Durval que, com seu modo especial de ser, elaborou o invejável acontecimento nos bastidores do cenário político brasileiro. Bernadete Durval, expoente da política do município de Escada – PE, foi muito feliz na escolha do elenco oriundo deste e de outros estados do Brasil. Data vênia voltaremos a enfocar esse inesquecível evento através deste “BLOG”.
Ten PMPE Correia, Ten Ferraz e Ten Giovanni.
Postar um comentário