segunda-feira, 27 de julho de 2009

Caruaru

Arraial Vitalino vai virar pólo cultural


O Arraial Vitalino, espaço cenográfico montado no largo da Estação Ferroviária de Caruaru durante o São João, vai permanecer. O local está sendo modificado e logo logo vai virar um pólo cultural onde acontecerão exposições, atividades culturais e programações voltadas para o entretenimento e educação. De acordo com o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Pereira, responsável pelo projeto, a inauguração do novo espaço está marcada para o dia 1º de agosto, às 20h.

“Fizemos um trabalho com muito cuidado e dedicação e isto refletiu no sucesso. O povo expressou o interesse de que ficasse, até porque fazia pena derrubar tudo aquilo. Muitas pessoas abordaram o prefeito José Queiroz e toda equipe da Fundação. Vale lembrar que Caruaru estava carente de espaços para a cultura e o arraial vai preencher uma lacuna", disse Pereira. Apresentações artísticas acontecerão nos fins de semana e incluirão música, dança, teatro e artes plásticas. De segunda a sexta, das 18h às 21h, os espaços estarão abertos para visitação.

O pólo gastronômico, que funcionou com restaurantes e barracas, também será mantido. Uma exposição de brinquedos antigos está sendo montada para a abertura. A idéia é inserir as crianças no contexto folclórico e lembrar as brincadeiras de antigamente. Serão confeccionados brinquedos em tamanho real e peças gigantes. Petecas, ioiôs, carrinhos de rolimã, pião, bola-de-gude, mané-gostoso entre outros. Outra exposição será em homenagem à imprensa de Caruaru. Através de um trabalho fotográfico, serão expostas imagens dos profissionais que trabalharam durante o período junino e que contribuíram para o sucesso da festa.

Ainda dentro das comemorações do centenário de Mestre Vitalino serão expostas 100 peças inéditas confeccionadas por artesãos do Alto do Moura em homenagem ao artista. O pólo cultural também vai receber a exposição que esteve durante o mês de junho no Aeroporto dos Guararapes, no Recife. A mostra incluiu reproduções das obras de Vitalino, objetos, fotos e textos sobre a vida do artesão. Segundo José Pereira, o projeto será mantido até o dia 1º de janeiro de 2010. Em dezembro, a área será transformada numa cidade natalina.

Nenhum comentário: