quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Juventude promove show de Ravel Cerqueira
A próxima sexta-feira (27) será marcada pelo show acústico de Ravel Cerqueira, que acontece na sede do Partido Democrático Trabalhista de Pernambuco - PDT/PE. Previsto para iniciar às 19h30, o show irá contar com a presença de convidados e o público em geral.
Músico e também artista plástico, Ravel preparou para essa apresentação artística, um repertório com 20 músicas clássicas que vai desde a MPB até o regionalismo. Nomes de artistas consagrados como Luiz Gonzaga, Chico Buarque, João Gilberto, Tom Jobim, Geraldo Vandré e Vinícius de Moraes, estão incluídos no repertório. O intérprete, através das canções, irá dialogar com o público sobre momentos da música brasileira e da política no país. "Vamos discutir um pouco sobre a formação de vários artistas que enfrentaram algumas situações da política do país como na fase do tropicalismo e da bossa nova. Não podemos esquecer também de exaltar a música regional, que é um dos grandes valores que temos em nossa cultura local", pontua Cerqueira.
Ainda segundo ele, outro ponto a ser destacado no talk show é a questão da inserção de alguns artistas na atual política. "No período da ditadura, por exemplo, não se via, em hipótese alguma, a participação de cantores daquela época ocupando cargos importantes na política. Tivemos um grande artista, Gilberto Gil, à frente do Ministério da Cultura", diz, referindo-se a evolução do cenário político frente à música.
O evento, que é promovido pela Juventude do PDT, está com os ingressos à venda na sede do partido que custam R$ 12. O objetivo do show é, além de levar um debate sobre cultura e política, também fortalecer as ações da Juventude no Estado.
Mais informações através do telefone: 3231.1212, como também o público pode comparecer à sede do PDT, que fica na avenida João de Barros, 326, Boa Vista.
SERVIÇO:
Show acústico de Ravel Cerqueira
Onde: sede do PDT – av. João de Barros, 326, Boa Vista.
Quando: 27/11 (sexta-feira)
Hora: 19h30
Quanto: R$ 12
Informações: 3231-1212
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
CONJUS é símbolo de integração
Os três dias de congresso reuniram cerca de 1000 jovens dos 27 estados brasileiros, em Praia Grande, São Paulo, onde debateram temas pontuais da atualidade
“O Congresso Nacional da Juventude Socialista – CONJUS representou uma suma importância pelo fato de ele congregar todas as juventudes socialistas do Brasil. Isso resulta na troca de experiência muito rica e proveitosa”, reflete o vice-presidente da Juventude de do PDT de Pernambuco, Izaldo Junior. Ele, que foi um dos componentes da delegação pernambucana, participou do 14º CONJUS, que ocorreu entre os dias 13 a 15 de novembro, em São Paulo.
O evento concentrou centenas de jovens de todos os estados, a fim de discutir painéis importantes do âmbito nacional e internacional como: políticas de juventude, movimento estudantil, pré-sal, América Latina e organização interna para estabelecer novos paradigmas à organização. Dentre essas temáticas, houveram grupos de debates para implementação do estatuto da JS.
Segundo Izaldo, o momento foi marcado pelo intercâmbio de experiência entre os estados. “Estabelecemos bons diálogos com jovens do Rio Grande do Sul, Goiás e Alagoas. Um exemplo dessa troca de experiência foi o interesse despertado pelo presidente da JS do PDT/Alagoas quando falamos do trabalho desenvolvido pela JS Pernambuco, em parceira com a ULB. Ele irá visitar as instalações do PDT/PE para levar experiências vitoriosas à Juventude alagoana”, destaca.
Na ocasião, houve também reeleição do gaúcho Luizinho Martins, que comandará a Juventude Nacional por mais dois anos, considerado o maior movimento organizado do Partido e um dos maiores do Brasil. O Congresso elegeu ainda o novo diretório nacional, executiva e direção, que também foram empossados.
O evento contou com a participação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do secretário Geral, Manoel Dias, dos deputados federais, Paulinho da Força, Brizola Neto e Vieira da Cunha. Além deles, estiveram presentes também os ex-presidentes, Sandro Alencar, Carlos de Ré e Anacleto Julião, que foi o primeiro presidente nacional da JS/PDT, além de representantes das juventudes do PT e do PC do B.
Após esse congresso as perspectivas que se delineiam no horizonte da JS em Pernambuco são as melhores possíveis. “Se bem mobilizada e trabalhada, a juventude de Pernambuco estará entre as mais destacadas e melhores do Brasil, o que resulta no fortalecimento do PDT que é a nossa meta primeira”, reforça Izaldo.
Com informações do site oficial da Juventude Socialista do PDT/Nacional
PDT de Pernambuco acelera passos para 2010
O Partido Democrático Trabalhista, desde o início do ano, vem desenvolvendo atividades, criando estratégias, que irão fortalecer o partido para o próximo ano
O PDT/PE não para. Desde o início do ano, o partido vem se preocupando em movimentar ações, articular os possíveis candidatos para 2010, bem como agregar mais filiados. Além disso, o PDT também tem investido em eventos educativos, no sentido de contribuir para educação do cidadão, enquanto consciência política. Outra ação importante foi a rearticulação do Movimento Sindical do partido.
Só neste ano, o partido destaca 15 principais ações desenvolvidas em sua sede. Em março, foi criado a Secretaria de Comunicação. Em maio, o partido realizou o I Seminário de Conscientização Política e Social – Compreender para criticar. Ainda no mês de maio, houve a reunião de Planejamento Estratégico do PDT para 2010, com secretário Nacional do PDT, Dr. Manoel Dias e o presidente licenciado do partido e ministro do Trabalho, Carlos Lupi. No mês de junho ocorreu o evento comemorativo aos 30 anos da Carta de Lisboa, com a presença da presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Veccio, e a inauguração da Tele-Sala da Universidade Leonel Brizola (ULB) em São Joaquim do Monte. Em julho, foi criado a Secretaria Estadual da Nucleação e Organização do partido. Os movimentos do partido também realizaram palestras em Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Gravatá e Nazaré da Mata. Em agosto, foram criados quatro Núcleos de Base em Recife. No mesmo mês, o partido promoveu o curso sobre a história política de Pernambuco e as eleições em parceria com a UFPE. Em setembro 92 lideranças sindicais filiaram-se ao PDT, entre elas, o presidente da Nova Central Sindical de Pernambuco, Israel Torres. Além das lideranças, mais dois pré-candidatos a deputado estadual também se filiaram: Josafá Botafogo, filho do prefeito de Carpina, Manoel Botafogo, e Pedro Serafim Neto, filho do prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim. Os dois pré-candidatos vieram através da ação do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa.
Já este mês de novembro, houve o seminário sobre juventudes pernambucanas, a participação do movimento da Mulher do PDT em encontro nacional e a participação da Juventude Socialista do partido durante o 14º Congresso Nacional da Juventude Socialista. Foi eleita também a nova direção do Movimento Sindical do PDT, atividade que teve grande representatividade para os pedetistas.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Marcha leva mais de 30 mil pessoas às ruas
A 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, que ocorreu em Brasília, no dia 11, reuniu representantes de sindicatos e movimentos de todo o país para reivindicar propostas da categoria.
Nem mesmo a mudança de clima pode interferir no aglomerado que participou da 6ª Marcha da Classe Trabalhadora no dia 11, em Brasília, reunindo mais de 30 mil pessoas, em frente à Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes saíram a pé do estacionamento do Estádio Mané Garrincha, seguiram pelo Eixo Monumental e caminharam até o Congresso Nacional, onde aconteceu um ato político.
A marcha foi organizada pelas centrais sindicais – CUT, Força Sindical, NCTS, CTB, UGT e CGTB. A delegação de Pernambuco foi bem representada, contando com a participação de 120 dirigentes sindicais do Movimento Sindical do PDT/PE e da NCTS/PE. As reivindicações foram: redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário; valorização do salário mínimo com aprovação do PL 1/07; ratificação das convenções 151 da OIT, negociação no serviço público; e da 158, proibição da demissão imotivada; retirada dos projetos de lei de terceirização - PL 4.302/98 e PL 4.330/04; aprovação da PEC 438/01, fim do trabalho escravo; e, ainda, o marco regulatório do pré-sal. “Com essa redução, podemos gerar cerca de cinco milhões de empregos no Brasil. Em relação ao fator previdenciário, estamos lutando para que o Governo Federal dê o reajuste de 100% do índice da inflação do PIB, e não 50% como os parlamentares propõem”, destaca o presidente da Nova Central dos Trabalhadores de Pernambuco, Israel Torres.
Ainda no evento do dia 11, os dirigentes sindicais se reuniram com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer para pleitear principalmente uma data para votação em plenário da PEC 231/95, que reduz de 44 para 40 horas semanais a jornada de trabalho. Com um espaço apertado na agenda, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), apenas recebeu a pauta da delegação de sindicalistas. Ainda na audiência os dirigentes sindicais pediram atenção ao PDS 819/09, que ratifica a Convenção 151 da OIT (negociação coletiva no serviço público).
O projeto está sob análise da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, onde a relatoria foi distribuída ao senador Geraldo Mesquita Junior (PMDB/AC).
Nem mesmo a mudança de clima pode interferir no aglomerado que participou da 6ª Marcha da Classe Trabalhadora no dia 11, em Brasília, reunindo mais de 30 mil pessoas, em frente à Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes saíram a pé do estacionamento do Estádio Mané Garrincha, seguiram pelo Eixo Monumental e caminharam até o Congresso Nacional, onde aconteceu um ato político.
A marcha foi organizada pelas centrais sindicais – CUT, Força Sindical, NCTS, CTB, UGT e CGTB. A delegação de Pernambuco foi bem representada, contando com a participação de 120 dirigentes sindicais do Movimento Sindical do PDT/PE e da NCTS/PE. As reivindicações foram: redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário; valorização do salário mínimo com aprovação do PL 1/07; ratificação das convenções 151 da OIT, negociação no serviço público; e da 158, proibição da demissão imotivada; retirada dos projetos de lei de terceirização - PL 4.302/98 e PL 4.330/04; aprovação da PEC 438/01, fim do trabalho escravo; e, ainda, o marco regulatório do pré-sal. “Com essa redução, podemos gerar cerca de cinco milhões de empregos no Brasil. Em relação ao fator previdenciário, estamos lutando para que o Governo Federal dê o reajuste de 100% do índice da inflação do PIB, e não 50% como os parlamentares propõem”, destaca o presidente da Nova Central dos Trabalhadores de Pernambuco, Israel Torres.
Ainda no evento do dia 11, os dirigentes sindicais se reuniram com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer para pleitear principalmente uma data para votação em plenário da PEC 231/95, que reduz de 44 para 40 horas semanais a jornada de trabalho. Com um espaço apertado na agenda, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), apenas recebeu a pauta da delegação de sindicalistas. Ainda na audiência os dirigentes sindicais pediram atenção ao PDS 819/09, que ratifica a Convenção 151 da OIT (negociação coletiva no serviço público).
O projeto está sob análise da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, onde a relatoria foi distribuída ao senador Geraldo Mesquita Junior (PMDB/AC).
Com informações do DIAP – Departamento Intersindical da Assessoria Parlamentar
Fotos: Arquivo do NCST/PE
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Reunião da JS traça rumos para 2010
No último sábado (07), a Juventude Socialista (JS) do PDT se reuniu na sede do partido para definir algumas ações ainda para este ano e para 2010. A primeira pauta em discussão foi a formação da executiva da Juventude, bem como o planejamento estratégico da Juventude para 2010 (ano eleitoral). Estiveram presentes representantes das juventudes do Recife, Caruaru, Palmares, Gravatá, Jaboatão e Olinda.
A outra pauta foi sobre o 14º Congresso Nacional da Juventude Socialista (CONJUS), que terá a participação de quatro integrantes da JS, representando a delegação de Pernambuco. O congresso, que tem início no próximo dia 12, em São Paulo, irá discutir a conjuntura política nacional e internacional, contemplando temas como: pré-sal, desenvolvimento econômico, além da reformulação da Juventude Socialista.
A outra pauta foi sobre o 14º Congresso Nacional da Juventude Socialista (CONJUS), que terá a participação de quatro integrantes da JS, representando a delegação de Pernambuco. O congresso, que tem início no próximo dia 12, em São Paulo, irá discutir a conjuntura política nacional e internacional, contemplando temas como: pré-sal, desenvolvimento econômico, além da reformulação da Juventude Socialista.
Segundo Izaldo Júnior, candidato ao cargo de vice-presidente da JS, as reuniões representam grandes avanços para JS/PE. “A reunião foi o primeiro passo para rearticular a Juventude do PDT, depois de alguns anos sem movimentos expressivos. Nesse nosso último encontro, ficou evidente o consenso para que Túlio assuma a presidência da Juventude. Isso deve ao fato da proposta de Gadêlha ser bastante arrojada e visar reintegrar as diversas juventudes do interior do estado”, diz.
Seminário discute participação dos jovens na política
Um resgate da história de jovens que em décadas passadas ou até mesmo século, dispuseram de capacidade, liberdade e atitude para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Esse foi o painel principal do seminário “Juventudes Pernambucanas: Um balanço a partir do século XX”, que ocorreu no último sábado (07), na sede do PDT/PE.
A palestra destacou marcos importante da história política como: a revolta das chibatas (1911), criação das entidades estudantis (1931), participação dos pernambucanos na criação da UNE (1938), a luta dos jovens pernambucanos no auge da ditadura (1968), a Anistia (1978), o ano da crise econômica (1980), juventudes e sociedade civil (2000), Plano Estadual de Juventude (2008), dentre outros. “A juventude de hoje precisa estar escolarizada, ter liberdade e atitude para defender e lutar por propostas atuantes para os jovens do país”, ressalta o professor em Movimentos Sociais, Otávio Machado, que ministrou a palestra.
O evento foi fruto da parceria entre a ULB e o Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD).
A palestra destacou marcos importante da história política como: a revolta das chibatas (1911), criação das entidades estudantis (1931), participação dos pernambucanos na criação da UNE (1938), a luta dos jovens pernambucanos no auge da ditadura (1968), a Anistia (1978), o ano da crise econômica (1980), juventudes e sociedade civil (2000), Plano Estadual de Juventude (2008), dentre outros. “A juventude de hoje precisa estar escolarizada, ter liberdade e atitude para defender e lutar por propostas atuantes para os jovens do país”, ressalta o professor em Movimentos Sociais, Otávio Machado, que ministrou a palestra.
O evento foi fruto da parceria entre a ULB e o Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD).
terça-feira, 3 de novembro de 2009
ULB Recife traz seminário sobre Juventudes Pernambucanas
Palestra, que tem a parceria da NEEPD da Ufpe, irá debater a participação política da juventude ao longo do século XX
A Universidade Leonel Brizola (ULB) do Recife em parceria com o Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD), promove no próximo sábado (07), das 14h às 18h , o seminário “Juventudes Pernambucanas: Um balanço a partir do século XX”. A palestra acontecerá na sede do PDT, Boa Vista.
Pontos importantes da participação da juventude na construção da história política como: a revolta das chibatas (1911), ano da ditadura, movimento estudantil, dentre outros serão apresentados durante o encontro. “Vamos fazer um balanço de como a juventude atuou no século XX, pensando em resgatar essa força que os jovens tinham para os dias de hoje”, destaca o professor Otávio Luiz Machado, do NEEPD, que ministrará o seminário. Ainda na oportunidade, Otávio também irá apresentar aos participantes o livro “Movimentos Juvenis na Contemporaneidade”, o qual tem participação na obra como um dos escritores.
Para o coordenador da ULB, Túlio Gadêlha: “A Universidade Leonel Brizola é um espaço educacional que busca construir e universalizar saberes. Nós, da Juventude Socialista - JS do PDT vimos neste seminário a possibilidade de discutirmos a relevância e a importância da condição e da atuação juvenil para a sociedade”. Para Gadêlha, que também é presidente da JS/PE, a palestra representa mais do que uma atividade interna do partido. “Acredito que o conteúdo abordado pelo professor Otávio seja de suma importância, não só para formação e capacitação de nossos integrantes e militantes, como também para todos aqueles interessados em construir uma nova concepção política em nosso Estado”.
Para participar, os interessados podem realizar as inscrições no Diretório Acadêmico (das faculdades/universidades) ou pelo PDT, através do telefone 3231-1212, até a próxima sexta-feira (06). O investimento é de R$ 10. No final do seminário, o participante receberá um certificado com 4h, conferido pela ULB.
SERVIÇO:
Seminário “Juventudes Pernambucanas: Um balanço a partir do século XX”
Quando: 07/11 (sábado)
Hora: das 14h às 18h
Inscrições: podem ser feitas até a próxima sexta-feira (06), através do Diretório Acadêmico de seu curso, ou pelo telefone 3231-1212 (PDT).
Investimento: R$10 (com 4h certificadas pela ULB)
Assinar:
Postagens (Atom)