quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CONJUS é símbolo de integração




Os três dias de congresso reuniram cerca de 1000 jovens dos 27 estados brasileiros, em Praia Grande, São Paulo, onde debateram temas pontuais da atualidade


“O Congresso Nacional da Juventude Socialista – CONJUS representou uma suma importância pelo fato de ele congregar todas as juventudes socialistas do Brasil. Isso resulta na troca de experiência muito rica e proveitosa”, reflete o vice-presidente da Juventude de do PDT de Pernambuco, Izaldo Junior. Ele, que foi um dos componentes da delegação pernambucana, participou do 14º CONJUS, que ocorreu entre os dias 13 a 15 de novembro, em São Paulo.

O evento concentrou centenas de jovens de todos os estados, a fim de discutir painéis importantes do âmbito nacional e internacional como: políticas de juventude, movimento estudantil, pré-sal, América Latina e organização interna para estabelecer novos paradigmas à organização. Dentre essas temáticas, houveram grupos de debates para implementação do estatuto da JS.

Segundo Izaldo, o momento foi marcado pelo intercâmbio de experiência entre os estados. “Estabelecemos bons diálogos com jovens do Rio Grande do Sul, Goiás e Alagoas. Um exemplo dessa troca de experiência foi o interesse despertado pelo presidente da JS do PDT/Alagoas quando falamos do trabalho desenvolvido pela JS Pernambuco, em parceira com a ULB. Ele irá visitar as instalações do PDT/PE para levar experiências vitoriosas à Juventude alagoana”, destaca.

Na ocasião, houve também reeleição do gaúcho Luizinho Martins, que comandará a Juventude Nacional por mais dois anos, considerado o maior movimento organizado do Partido e um dos maiores do Brasil. O Congresso elegeu ainda o novo diretório nacional, executiva e direção, que também foram empossados.
O evento contou com a participação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do secretário Geral, Manoel Dias, dos deputados federais, Paulinho da Força, Brizola Neto e Vieira da Cunha. Além deles, estiveram presentes também os ex-presidentes, Sandro Alencar, Carlos de Ré e Anacleto Julião, que foi o primeiro presidente nacional da JS/PDT, além de representantes das juventudes do PT e do PC do B.

Após esse congresso as perspectivas que se delineiam no horizonte da JS em Pernambuco são as melhores possíveis. “Se bem mobilizada e trabalhada, a juventude de Pernambuco estará entre as mais destacadas e melhores do Brasil, o que resulta no fortalecimento do PDT que é a nossa meta primeira”, reforça Izaldo.

Com informações do site oficial da Juventude Socialista do PDT/Nacional

Nenhum comentário: