terça-feira, 16 de março de 2010

PDT/PE inicia articulações com a municipal de São Lourenço da Mata

O PDT/PE começa o ano de articulação e diálogo com as executivas municipais. E essa atividade é uma das mais importantes do partido, que remete ao fortalecimento e atuação forte da bandeira pedetista no estado. No último dia 4, o diretório estadual recebeu em sua sede uma visita da liderança do PDT/São Lourenço, onde conversaram sobre a organização dos movimentos partidários e planejamento estratégico de 2010, bem como o planejamento das eleições.



No último sábado (13) a secretaria estadual se reuniu com a liderança de São Lourenço, desta vez, naquele município, atendendo à solicitação do presidente do PDT/São Lourenço, Adeildo Santos. O momento foi ideal para conhecer os militantes da região, bem como orientá-los em suas ações. O secretário estadual da legenda esteve presente com membros da executiva municipal, presidentes de conselhos municipais, presidentes de associações de moradores, sindicalistas e outros filiados.


Na ocasião, a discussão voltou-se para a importância de uma atuação político-partidária, seguida de uma reflexão crítica sobre a gestão do poder executivo municipal – com questões relevantes nas áreas saúde, educação e meio ambiente. “A secretaria estadual está buscando integrar todos os municípios, escutá-los e orientá-los, a fim de mantê-los mais próximos, alinhados às diretrizes da executiva estadual, assim como a estadual está com a Nacional”, pontua o secretário executivo do PDT/PE, Túlio Gadêlha, que esteve presente na reunião representando o diretório estadual.
Ainda segundo Gadêlha, o encontro foi satisfatório e produtivo. “As pessoas presentes na reunião se mostraram interessadas em fortalecer o partido, formar uma juventude, dar vida aos movimentos e criar núcleos de Base. Eles entenderam a mensagem e a importância desta atuação, e também estão cientes que o trabalho deve começar agora, para que possa colher os frutos mais à frente”, afirma.


sexta-feira, 12 de março de 2010

Nova Central realiza congresso estadual do trabalhador


O mundo do trabalho se reúne no dia 05 de abril, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, onde irá acontecer o II Congresso Estadual. Além de eleger a nova diretoria que irá conduzir os trabalhos da central, os dirigentes pernambucanos irão debater temas relevantes do setor.

Coordenado pela Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST/PE), o evento terá como painel e tema principal “O papel das centrais sindicais na estrutura sindical brasileira”. O presidente da NCST/Nacional, José Calixto Ramos, é quem irá ser o debatedor sobre o tem em questão.

Durante o congresso, além de palestras e debates, haverá uma eleição do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal da NCST/PE. A apuração dos votos e o resultado serão divulgados ao final do evento, assim como também haverá a posse da nova diretoria estadual.

As inscrições podem ser feitas através do telefone: 3222-7320, ou pelo e-mail:
ncstpe@hotmail.com
.



SERVIÇO:

II Congresso Estadual da NCST
Local: Hotel Jangadeiro – av. Boa Viagem, 3114 – Boa Viagem
Hora: 8h30 às 18h
Quando: 05/04


Programação

Dia 05/04 - Segunda-feira

08:30 às 09:30 – Credenciamento dos Delegados
09:30 às 10:10 – Abertura Oficial do Congresso – Israel Torres Presidente da NCST/PE
10:10 às 11:10 – José Calixto Ramos - Presidente da NCST
Palestra “O Papel das Centrais Sindicais na Estrutura Sindical Brasileira”
11:10 às 12:30 – Tribuna Livre
12:30 às 14:00 – Almoço
14:00 às 16:00 – Eleição do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal
16:00 às 17:00 – Coffee Break
17:00 às 18:00 – Resultado da Eleição – Presidente da Comissão Eleição Eleitoral e Posse da Nova Diretoria Estadual.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Ideais pedetistas são implantados pela prefeitura de Caruaru


Com a implantação da Metodologia de Ensino Integral, o que significa avanço na educação, o presidente do PDT/PE e prefeito de Caruaru, José Queiroz, consolida um dos compromissos prioritários previsto no Estatuto do PDT




Fernanda Sales*


Desde o dia 19 de março de 2009, Caruaru recebeu um presente do Governo Municipal que mudaria a forma de fazer educação pública na cidade. Alunos das Escolas Municipais Paulina Monteiro, Casa das Rendeiras e os estudantes do 8º e 9º ano do Colégio Municipal Pedro de Souza foram os primeiros a experimentar a metodologia da Escola de Tempo Integral.


Os 450 alunos estão tendo aula no prédio da Fafica – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru enquanto as escolas vão receber adaptações para a implantação do ensino integral. A metodologia de ensino inclui atividades como teatro, música, natação, oficina de cordel, informática, prática da leitura no contra-turno escolar, desenvolvido por uma equipe de monitores e educadores.



Escola de Tempo Integral



O Projeto de Escola de Tempo Integral foi uma das principais propostas de governo de José Queiroz e já no primeiro ano de gestão começa a se desenhar dentro do ambiente que já oferece toda a infra-estrutura para a implementação do projeto pedagógico, dentro de uma faculdade que possui uma biblioteca com mais de 50 mil livros e espaço para atividades recreativas e oficinas culturais.


A metodologia de ensino em tempo integral beneficia alunos que vão passar mais tempo na escola recebendo educação de qualidade e ainda reforço escolar, estímulo à práticas esportivas, atividades culturais, incentivo à leitura e alimentação com acompanhamento nutricional. Além disso, os pais são beneficiados porque enquanto o filho está avançando na educação, terão tempo para trabalhar.


A ideia do prefeito José Queiroz é que até o fim do ano sejam adaptados mais quatro prédios para transformá-los em Escola de Tempo Integral.



* Fernanda Sales é jornalista da Secom de Caruaru, em Especial para o Blog do PDT/PE.

terça-feira, 9 de março de 2010

AMT do Recife celebra os 100 anos do Dia da Mulher

Homenagens, show, descontração e reflexão. Essa é a definição que bem se encaixa com a festa promovida pela Ação da Mulher Trabalhista do Recife (AMT/Recife), que marcou a noite de ontem, no auditório do Diretório Estadual do PDT.


O evento celebrou, em especial, o centenário do Dia Internacional da Mulher. O presidente da Executiva Municipal, Dr. Isaías Gomes, fez a abertura da festa e falou um pouco da origem da celebração da data – fato histórico ocorrido em 8 de março de 1857, somente reconhecido pela ONU em 1910 – e, além disso, prestou homenagem às mulheres do movimento.

A presidente da AMT estadual, Bernadete Durval, também falou da importância da mulher em diversos setores da sociedade, bem como fez uma leitura de um poema sobre a mulher. O presidente do PDT/PE, José Queiroz, que esteve presente no início do evento, fez questão de cumprimentar as mulheres e os convidados presentes na festa. Já a presidente da AMT/Recife, Elisângela Soares, fez menção do papel da mulher no mundo atual, além de reforçar os interesses do movimento feminino no município.

Outros convidados também tiveram espaço para recital, dedicado à mulher. Em seguida, o músico Ravel Cerqueira, fez um show especial com músicas alusivas à comemoração, interpretando canções dos medalhões da Música Popular Brasileira.

Estavam presentes no evento também o presidente da Emprel, Wellington Batista, o secretário Executivo do PDT/PE, Túlio Gadêlha, o presidente do PDT/Ipojuca, Marco Antônio, Pedro Fragoso, a sexóloga Valéria Walfrido, dentre outros.

Ao final, os convidados desfrutaram do coffe break e participaram também de um sorteio promovido pela AMT/Recife.
Com informações do www.pdtrecife.wordpress.com

sexta-feira, 5 de março de 2010

AMT do Recife realiza evento na sede do partido que marca o Dia da Mulher

A Ação da Mulher Trabalhista do Recife (AMT/Recife), movimento feminino do PDT, irá promover um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher nesta segunda-feira (8), às 19h, na sede do Diretório Estadual, Boa Vista.


A programação da festa inclui palestras focadas na qualidade de vida da mulher, sorteio de brindes e um coffe break. E para abrilhantar o evento, os músicos Ravel Cerqueira e Racene Cerqueira – dupla que vem fazendo sucesso no cenário artístico de Pernambuco - farão uma apresentação especial às mulheres recifenses.


“Com esse evento queremos mostrar às mulheres do Recife que elas podem ter muito mais daquilo que acreditam. Vamos mostrar também dados importantíssimos para melhorar a qualidade de vida e levantar a autoestima da mulher”, pontua a presidente da AMT/Recife, Elisângela Soares.

A festa irá contar com a participação das diretorias da Executiva Municipal e AMT do Recife, militantes e convidados especiais. Para saber mais informações, o público poderá entrar em contato através do telefone: 3231-1212, das 8h às 18h.
FESTA - Dr. Isaías Gomes, presidente da Executiva Municipal, já é presença confirmada no evento, que apoiou a organização da festa, encabeçada pela presidente da AMT/Recife, Elisângela Soares (foto).

Movimento Sindical do PDT dá início ao planejamento estratégico para as eleições de 2010

Representantes de movimentos sindicais e da Executiva Estadual do PDT reuniram-se na última segunda-feira (1º), no diretório estadual, para discutir planos de trabalho que irão dar apoio aos candidatos da sigla.

Estiveram presentes no encontro: Israel Torres – presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Pernambuco (NSCT/PE); Antonio Diogo Filho – diretor da NSCT/PE; Cícero do Monte – presidente do Movimento Sindical do PDT/PE; Túlio Gadêlha – secretário Executivo do PDT/PE. Wellington Batista – membro da Executiva Estadual do PDT/PE.
Na reunião foi colocado em pauta o planejamento estratégico para apoio aos candidatos do partido nas eleições de 2010. Os sindicalistas mantiveram contato com a Executiva Estadual na intenção de eleger os candidatos do PDT. O grupo aguarda também uma audiência com o líder do partido, José Queiroz, para definir alguns detalhes sobre a forma de atuação e organização do Movimento Sindical nas eleições deste ano.

Em setembro de 2009 a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NSCT/PE) realizou um evento de filiação em massa junto ao PDT, filiando 92 lideranças sindicais, de vários municípios, o que tem tornado o movimento mais forte e atuante.

terça-feira, 2 de março de 2010

Dia da Mulher terá programação especial nos municípios

Todo dia é dia da mulher, mas o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março não passa em branco no calendário das militantes pedetistas. A Ação da Mulher Trabalhista de Pernambuco – AMT/PE do PDT em conjunto com as representantes das municipais estão programando um evento que irá marcar a data especial.


Segundo a presidente da AMT em Pernambuco, Bernadete Durval, 60% dos municípios que ostentam a bandeira do PDT já confirmaram evento em homenagem ao dia da mulher. Dentre eles: Recife (que será na sede do partido, João de Barros - Boa Vista), Barra de Guabiraba, Ribeirão, Palmares, Ipojuca, Cabo, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Paulista e Caruaru. “A AMT articulou com algumas cidades a possibilidade de oferecer o melhor ao dia dedicado à mulher”, ressalta Durval. Os municípios que irão organizar seus eventos respectivos vão promover ação social, em alguns casos, e no geral darão uma festa onde reunirá as mulheres que compõem a bandeira feminina do município respectivo.

Bernadete Durval é presidente da AMT/PE, responsável pela coordenação das ações das AMTs municipais.


Como forma de enaltecer a imagem da mulher e também homenageá-la, a AMT divulga uma mensagem a todas as mulheres de Pernambuco:


MULHER

Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida.
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes do ontem e depois do amanhã.
É desconhecer a palavra recompensa
Apesar dos seus atos.

Ser mulher...
É caminhar na dúvida cheia de certezas.
É correr atrás das nuvens num dia de sol.
É alcançar o sol num dia de chuva.

Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
Sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa.
É ser enganada, e sempre dar mais uma chance.
É cair no fundo do poço, e emergir sem ajuda.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que é frágil...
Pra ter um carinho.
Ser mulher...
É se perder em palavras e
Depois perceber que se encontrou nelas.
É distribuir emoções
Que nem sempre são captadas.

Ser mulher...
É comprar, emprestar, alugar,
Vender sentimentos, mas jamais dever.
É construir castelos na areia,
Vê-los desmoronados pelas águas.
E ainda assim amá-los

Ser mulher...
É saber dar o perdão...
É tentar recuperar o irrecuperável.
É entender o que ninguém mais conseguiu desvendar.

Ser mulher...
É estender a mão a quem ainda não pediu.
É doar o que ainda não foi solicitado.

Ser mulher...
É não ter vergonha de chorar por amor.
E saber a hora certa do fim.
É esperar sempre por um começo.

Ser mulher...
É ter arrogância de viver
Apesar dos dissabores,
Das desilusões, das traições e das decepções.

Ser mulher...
É ser mãe dos seus filhos...
Dos filhos de outros.
É amá-los igualmente.

Ser mulher...
É ter confiança no amanhã e aceitação pelo ontem.
É desbravar caminhos difíceis
Em instantes inoportunos.
E fincar a bandeira da conquista.

Ser mulher...
É entender as fases da lua
Por ter suas próprias fases.


Texto transcrito dos originais.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Pedetista conduz um projeto de paz no Ibura

O Projeto Plante a Paz iniciou em maio de 2001, com criação de leiautes, definição de objetivos e constituição da equipe. Só em 21 de setembro de 2003, um ano após a ONU ter decretado o dia 21 como o Dia Mundial da Paz, é que o projeto veio a ser oficializado.

Carlos Fernando, pedetista, cabo da Polícia Militar e agente de transformação social, é o idealizador e presidente do projeto. Já disputou as eleições de 2008 para o cargo de vereador. É comprometido com a educação e, no caso, a educação para a paz.

Segundo Fernando a prática desportiva é uma das ações do Plante a Paz. “Através do futebol, realizamos o trabalho de prevenção à violência e valorização da vida por meio de uma educação para a paz, dentro e fora do campo. Com essa proposta, ao substituir o cartão vermelho pelo azul, promovemos a inclusão social, uma vez que ninguém é expulso e sim com a aplicação do cartão azul, o atleta infrator é substituído imediatamente”, reforça. Ainda de acordo com ele a punição do atleta ou da equipe se dá na primeira após a realização da partida pela comissão organizadora.

O projeto está sendo estruturado em recursos humanos, tão logo consiga formar a equipe, a ideia é realizar palestras em escolas públicas e privadas, esclarecendo às pessoas sobre a importância de uma educação para a paz, no que diz respeito à valorização da vida e a prevenção da violência, uma vez que o projeto Plante a Paz, defende a valorização da vida e prevenção da violência.

O balanço que se faz ao longo dos anos é positivo. O projeto tem sede provisória, funcionando no Ibura (rua Poeta Mauro Mota, 10, UR-05), mas tem a perspectiva de estender as atividades a outras comunidades.

COPA PLANTE A PAZ – No último domingo (28) aconteceu a decisão da 1ª Copa Plante a Paz, no Sesi do Ibura. No primeiro jogo disputando o 3º lugar: C.A. PARMA de Três Carneiros contra Juventude do Jordão – que marcou zero x zero, vencendo o PARMA nos pênaltis. Já no segundo jogo, o Motivo da UR-3 venceu o Santa Cruz de Três Carneiros por 1 x 0, o que lhe rendeu o título de campeão. O vice-campeão foi o Santa Cruz. Ficou em terceiro lugar o C.A. PARMA, já em quarto a Juventude do Jordão. Ainda houve troféu para os destaques nos jogos: um foi para o goleiro menos vazado do Motivo, e o outro para o artilheiro da equipe do Pó de Serra com sete gols.