Com a implantação da Metodologia de Ensino Integral, o que significa avanço na educação, o presidente do PDT/PE e prefeito de Caruaru, José Queiroz, consolida um dos compromissos prioritários previsto no Estatuto do PDT
Fernanda Sales*
Desde o dia 19 de março de 2009, Caruaru recebeu um presente do Governo Municipal que mudaria a forma de fazer educação pública na cidade. Alunos das Escolas Municipais Paulina Monteiro, Casa das Rendeiras e os estudantes do 8º e 9º ano do Colégio Municipal Pedro de Souza foram os primeiros a experimentar a metodologia da Escola de Tempo Integral.
Os 450 alunos estão tendo aula no prédio da Fafica – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru enquanto as escolas vão receber adaptações para a implantação do ensino integral. A metodologia de ensino inclui atividades como teatro, música, natação, oficina de cordel, informática, prática da leitura no contra-turno escolar, desenvolvido por uma equipe de monitores e educadores.
Escola de Tempo Integral
O Projeto de Escola de Tempo Integral foi uma das principais propostas de governo de José Queiroz e já no primeiro ano de gestão começa a se desenhar dentro do ambiente que já oferece toda a infra-estrutura para a implementação do projeto pedagógico, dentro de uma faculdade que possui uma biblioteca com mais de 50 mil livros e espaço para atividades recreativas e oficinas culturais.
A metodologia de ensino em tempo integral beneficia alunos que vão passar mais tempo na escola recebendo educação de qualidade e ainda reforço escolar, estímulo à práticas esportivas, atividades culturais, incentivo à leitura e alimentação com acompanhamento nutricional. Além disso, os pais são beneficiados porque enquanto o filho está avançando na educação, terão tempo para trabalhar.
A ideia do prefeito José Queiroz é que até o fim do ano sejam adaptados mais quatro prédios para transformá-los em Escola de Tempo Integral.
* Fernanda Sales é jornalista da Secom de Caruaru, em Especial para o Blog do PDT/PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário