quinta-feira, 15 de abril de 2010

Saúde do homem é foco em Garanhuns


O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura de Garanhuns, iniciou nesta quinta-feira, 8 de abril, atividades em prol da Saúde do Homem, no Município. Os trabalhos fazem parte do Pacto pela Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios brasileiros.


Na primeira ação foram apresentadas palestras e realizadas testagens de HIV na população masculina da seção do Corpo de Bombeiros em Garanhuns. De acordo com informações da coordenadora do Espaço Pró-vida, Rosangela Menezes, posteriormente a ação deve acontecer com as corporações da Polícia Militar e do Exército. “Outros movimentos em que consigamos identificar a concentração masculina, também serão alvo do nosso trabalho. Nosso objetivo é sensibilizar estes grupos para a importância da prevenção a Doenças”, enfatiza Rosangela Menezes. A Coordenadora do Espaço Pró-vida registra ainda que o preconceito quanto a realização desses exames não faz mais parte da cultura da população. “Nós percebemos que as pessoas estão buscando cada vez mais descobrir se são portadoras de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), e tem procurado os serviços. Nós realizamos algumas mobilizações e em todas elas identificamos a participação ativa e o interesse do público”, conclui.


EVENTOS – Nos dias 28, 29 e 30 de abril, representantes do Centro de Testagem a Aconselhamento de Garanhuns estarão participando da Macro-Regional Nordeste de Programas Municipais de DST/AIDS, em Fortaleza-CE. Durante o evento serão discutidas as ações e prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e HIV, no enfrentamento da epidemia nas populações mais vulneráveis, ou seja, homossexuais masculinos e as profissionais do sexo. A questão da feminilização da AIDS, também será discutida no Encontro. “Precisamos ter ações estratégicas para enfrentar a epidemia, principalmente no que diz respeito a mulher, pois esse grupo vem se contaminando numa proporção muito alta. Então, nós vamos discutir esses assuntos, ouvir, e também levar as nossas experiências”, destaca a coordenadora do Espaço Pró-vida, Rosangela Menezes.



* Texto e foto da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Garanhuns

Nenhum comentário: