segunda-feira, 17 de maio de 2010

A caminhada do grande Guilherme Uchôa


Formado em licenciatura plena em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Guilherme Uchôa exerceu essa função durante oito anos
no Colégio João Pessoa Guerra, em Igarassu. Como funcionário público foi escrevente da Polícia Civil, onde permaneceu por dez anos.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, advogou em diversas prefeituras do interior pernambucano. Tornou-se juiz de Direito, por meio de concurso público, tendo exercido a função nas Comarcas de Palmeirina, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e do Recife. Foi também coordenador de propaganda eleitoral no pleito de 1990.

Na campanha eleitoral de 1994, o deputado Guilherme Uchôa foi eleito com 16.137 votos pelo PMDB, sagrando-se majoritário nos municípios de Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Agrestina, além de ter tido expressiva votação em Abreu e Lima, Paulista, Sertânia e Olinda. Já no seu primeiro mandato, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa, no biênio 1995/1996. Anos depois estava no PDT/PE onde é o único deputado estadual do partido.

Dentre os trabalhos já realizados, pode-se destacar o apoio ao aluno do Ensino Fundamental e Médio; à recuperação do patrimônio cultural do Parque das Esculturas de Fazenda Nova; à pavimentação do entorno do município de Sertânia; da PE-070 em Ribeirão; da PE-082 em Aliança; da PE-27 em Araçoiaba/Chã de Cruz.

Além disso, ações no sentido da implantação de calçamento em comunidades carentes, construção de pontes, quadras poliesportivas, barragens, instalação de telefones públicos, linhas de ônibus e abrigos, saneamento básico, construção e reforma de escolas públicas, passarelas de metal, segurança nas escolas, criação de Delegacias da Mulher e do Idoso, viabilização de máquinas de hemodiálise e outras ações em benefício de portadores de necessidades especiais.

Uchôa também já recebeu diversas homenagens. Foi agraciado com a Condecoração Tiradentes - Honra ao Mérito - conferida pelo TRE; Medalha Joaquim Nabuco, conferida pela Assembléia Legislativa do Estado; Medalha do Mérito - Desembargador Nunes Machado - do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco; Medalha do Mérito Policial Militar, concedida pela Polícia Militar de Pernambuco, após aprovação do governador Eduardo Campos; além de Títulos de Cidadão dos municípios de Olinda, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Riacho das Almas, São Joaquim do Monte e Agrestina.

Novamente eleito presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco para o biênio 2009/2010. Neste espaço de tempo, em que está à frente da Presidência da Casa, Uchôa já comandou interinamente o Governo do Estado, a convite do governador Eduardo Campos,e vem marcando seu estilo de administrar priorizando ações e projetos.

3 comentários:

Coordenação Agreste Meridional disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Augusto Souto disse...

Grande, só se for grande fila da puta; hoje este escroto ao receber um panfleto com os "INIMIGOS DA EDUCAÇÃO, no Festival de Inverno vangloriou-se dizendo que faltava o nome dele, pois tinha votado contra os Professores.O pior que vejo neste blog que o SAFADO é licenciado em História.Portanto,todos aqueles que direta ou indiretamente são ligados a Educação de Pernambuco, que votarem nele, simplesmente não terão vergonha na cara.INIMIGO DA EDUCAÇÃO, NÃO MERECE REELEIÇÃO.
E não me venham com o papo que ele por ser DePUTAdo merece respeito.Saiu rindo como se fosse INATINGÍVEL...coitado do POVO que tem Vota em crápulas como este.

Anônimo disse...

Exmo. Sr Deputado Guilherme Uchoa, lendo sua trajetória política em prol da educação do Estado de Pernambuco, me sentir encorajada a fazer uma denúncia para evitar o envolvimento do seu nome num escândalo provocado pela malícia, desequilíbrio e inconseqüencia de uma gestora que se diz educadora. A diretora da Escola Deanna Clarck, Zélia Costa, localizada em Sapucaia de Dentro, já vem de uma investigação por improbidade administrativa entre 2008/2009 com provas materiais apresentadas, afastada por 90 dias e mesmo assim, permaneceu no cargo após todo escândalo. Segundo a própria, vossa Exma. É O RESPONSÁVEL pela sua permanêcia e diz em alto e bom som que pode fazer e acontecer que tem você como costas largas, comprometendo sua imagem junto a população e professores, que indignados assistem os absurdos que ela faz: declaração de frequência sem o aluno assistir aulas, não prestação de contas de empenhos recebidos, afastamento de funcionários sem licença médica ou prêmio, um desvio do MAIS EDUCAÇÃO 2010 DE MAIS DE 80.000,00(OITENTA MIL REAIS), EMPREGO DE EMPENHOS EM INFORMÁTICA , quando até hoje a escola não tem funcionamento do laboratório e tantas outras coisas. Por tudo isso, solicito em nome da comunidade escolar que sofre com a péssima administração da mesma, pedimos que não permita que também o seu nome enquanto autoridade do Estado fique arranhado, pela irresponsabilidade dessa gestora.
Pelos que acreditam no justo e certo.