terça-feira, 18 de maio de 2010

Semana do museu

Informativo:

Estimular as visitas espontâneas e diminuir o “campo de força” que as pessoas têm com relação aos museus é o objetivo do Dia Internacional dos Museus, que acontece nesta terça-feira (18) e proporcionará entrada gratuita neste dia para os espaços expositivos.

No entanto, a semana inteira vai comemorar o tema, a partir de hoje (17), quando as instituições do Brasil inteiro farão algum esforço para lembrar a data, seja aumentando o horário de funcionamento ou oferecendo programação especial. A 8ª Semana Nacional dos Museus tem como tema “Museus para a Harmonia Social”, e em Pernambuco, alguns desses locais vão realizar oficinas e palestras.

No Museu do Estado, por exemplo, haverá três oficinas para marcar a data: no sábado, das 14h30 às 17h, pipa e papagaio (para todas as idades); no domingo, das 15h às 17h, mandala (para todas as idades) e origami (para crianças a partir de 10 anos).

Durante o fim de semana, também haverá mediação teatralizada para público espontâneo, às 15h. Por sua vez, o Museu Regional de Olinda (Mureo) vai ter apresentação teatralizada dos bonecos com Pedro Dias sobre a história do local, às 9h de amanhã.

O Instituto Ricardo Brennand movimenta o espaço com programação durante a semana inteira, com destaque para apresentação de trabalhos acadêmicos na terça, recital de poesias comandado pelo professor Edson Nery da Fonseca na quarta, oficina de histórias na quinta e na sexta e concerto de flauta doce no sábado pelo Grupo Consort. Todos os eventos acontecem a partir das 15h. O Museu de Arte Popular, por sua vez, recebe amanhã a performance “Orações de um Museu”, das 13h às 17h, enquanto o Museu de Arqueologia da Unicap, com oficinas de escavação, cerâmica, pintura rupestre e megafauna.

Para quem está no Interior, há a opção de frequentar o Museu do Barro de Caruaru, que tem visitação gratuita durante toda a semana. Além de abrigar uma mostra com materiais recicláveis da Associação Tareco e Mariola, na sexta-feira haverá uma palestra aberta ao público sobre a importância da educação patrimonial para o fortalecimento da cultura em Caruaru. No entanto, vale frisar a necessidade de entrar em contato com cada museu para confirmar a programação. A relação completa de instituições participantes em Pernambuco está disponível no site www.museus.gov.br.

Nenhum comentário: