quinta-feira, 10 de junho de 2010

Caruaru faz festa multicultural


Uma festa democrática marcada por manifestações das mais variadas vertentes. Trata-se do São João de Caruaru 2010, que presenteia os visitantes com o melhor da pulsante vida cultural local.

No principal foco de folia, no centro da cidade, os forrozeiros podem desfrutar não só de shows musicais, mas conferir o que de melhor a cidade tem a oferecer em artes plásticas, literatura, moda, teatro e gastronomia.

O encontro multicultural acontece no Polo da Estação Ferroviária Arraial Mestre Vitalino, espaço contíguo ao Pátio do Forró e que reúne os espaços dedicados às artes caruaruenses. Lá o visitante poderá conferir exposições fotográficas, de artes plásticas, mostras de moda, declamação de versos de cordel, improvisações de repente e mostra literária do poeta Rafael Barros, um dos homenageados do São João 2010.

Segundo o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, José Pereira, o Arraial Mestre Vitalino é o local perfeito para quem quer se aprofundar no imaginário cultural de Caruaru, terra profícua em poetas, músicos, artesãos e atores. “A cidade recebe cerca de 2 milhões de visitantes no mês de junho; é uma oportunidade única de mostrarmos o que de melhor a cidade tem a contribuir para a cultura do país”, ressalta Pereira.

Para quem já está na ‘melhor idade’, a dica do sábado é conferir o Arraial da Terceira Idade, festa gratuita que acontece na Estação Ferroviária (Polo Mestre Vitalino) entre 14h e 19h. A festa é gratuita e deverá reunir mais de 2.000 pessoas com mais de 65 anos.

Trata-se de uma tradição do São João de Caruaru, pois o evento já acontece há 15 anos. “O Arraial da Terceira Idade é uma forma de promover momento de lazer à população da terceira idade e dar aos idosos de outras cidades a oportunidade de participar de um grande evento na Capital do Forró”, ressalta José Pereira, presidente da Fundação de Cultura da cidade.

Durante o encontro, haverá apresentação do grupo de dança do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e show do cantor Kinho Ramalho e Banda. Todos os idosos estão convidados; para participar basta seguir até o local e juntar-se ao grupo. Estima-se que estarão presentes pessoas de mais de 15 cidades do Estado, com a chegada de 30 ônibus com idosos participantes do Centro Estadual dos Idosos (CEDI) e do Instituto de Pesquisas e Estudos da Terceira Idade (IPETI) e de diversas cidades do Agreste.

O forró acontece durante a tarde, mas pela manhã está planejado um passeio guiado para os idosos que não conhecem os pontos turísticos de Caruaru. O roteiro inclui visitas à Feira de Artesanato, Alto do Moura, museus e centros de compras.

O Arraial da Terceira Idade é promovido pela Prefeitura de Caruaru através da Secretaria da Criança, do Adolescente e Políticas Sociais e Fundação de Cultura.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário: