quarta-feira, 2 de junho de 2010
O congresso da AMT foi um sucesso
Com 1283 mulheres credenciadas, o congresso foi o maior já realizado pela AMT. O evento demonstrou que as Mulheres trabalhistas estão organizadas e querem aumentar sua participação na política. Embaladas pelas palavras de ordem da companheira Sirley Soalheiro(Presidente Estadual da AMT – MG), anfitriã do envento, as mulheres receberam diversas personalidades políticas Nacionais e internacionais. Entre elas Luiza Vicioso (Embaixadora da República Dominicana), Margaritta Zapatta (Vice-presidente da Internacional Socialista), Marlene Haas (Secretaria Geral da ISM – Internacional Socialista de Mulheres) e a ex-Ministra e pré-candidata à Presidencia da República Dilma Rousseff.
No primeiro dia de congresso, uma grande marcha foi realizada, trazendo o PDT e a AMT para a rua. A população saudava a passeata formada por cerca de 1500 mulheres de todo o país. Com muita animação as mulheres caminharam da Praça da Liberdade à Praça sete gritando palavras de ordem e chamando a atenção para temas de gênero, como a violência contra a mulher, por exemplo.
Uma das ilustres convidadas foi a ex-Ministra Dilma Rousseff. Ela foi uma das palestrantes na mesa ''Empoderamento da Mulher e as eleições 2010''. Recebida com muita alegria, Dilma se reencontrou com antigas companheiras de Partido. Quando era do PDT, Dilma participou da Ação da Mulher Trabalhista e fundou a AMT do Rio Grande do Sul. Entre diversos temas abordados em sua fala a companheira Dilma ressaltou a importancia de combater o preconceito: ''O Brasil é um país comprometido com a democracia. E democracia no sentido mais profundo é sem sombra de dúvida o fim da discriminação, desigualdade e opressão que pairam sobre as mulheres.''
Além de Dilma a Presidenta Nacional da AMT, Miguelina Vecchio discursou sobre a importancia das mulheres ocuparem os espaços de poder. ''Não votamos em mulheres pelo simples fato de serem mulheres. E nem votamos em qualquer mulher. Votamos em mulheres comprometidas com a nossa luta, mulheres capacitadas, preparadas e que muito trabalham. ''
O V Congresso Nacional terminou com a eleição da nova Executiva Nacional da AMT. A Presidenta reeleita foi Miguelina Vecchio que em seu discurso de posse ressaltou que as mulheres não terão medo de enfrentar as barreiras e preconceitos que ainda aflingem grande parte da população feminina e que a luta pela igualdade, apesar de arduá, será vencida com muita alegria e garra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário