quarta-feira, 29 de abril de 2009

Paulo Rubem fala sobre corrupção na CBN


“A Câmara não pode mais depender do surgimento de escândalos para combater a corrupção”, disse o deputado federal pelo PDT de Pernambuco Paulo Rubem Santiago, em entrevista dada hoje pela manhã à CBN nacional. Na entrevista, o deputado afirma que entregou ao presidente da Câmara, Michel Temer uma lista de 68 projetos e emendas à Constituição, que tratam do combate à corrupção.

A Frente Parlamentar de Combate à Corrupção quer que a sociedade civil participe
da escolha dos projetos prioritários sobre os temas a serem votados na Câmara. Santiago esteve ontem (28), com a Associação dos Magistrados do Brasil, Confederação Nacional dos Membros do Ministério Público e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil.

Estas entidades deverão apresentar no dia 12 de maio a relação de vinte projetos considerados mais importantes sobre o tema. Em especial, o Projeto da Transparência, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde todos os gastos, os serviços contratados pelo poder público, sejam levados à Internet, inclusive com publicação de todas as notas fiscais.

O deputado também falou sobre a importância da participação da sociedade nos trabalhos do Parlamento. "Essa foi a grande novidade da reunião, que é decidir fazer com a sociedade esse trabalho conjunto de elaboração de um ranking. Os projetos mais abrangentes serão escolhidos e iremos então atrás dos relatores para que possamos levá-los a votação nas comissões e no Plenário”, explicou.

Copie e cole este link no seu navegador, para ouvir a entrevista:

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/2009/04/29/CONGRESSO-NACIONAL-NAO-PODE-DEPENDER-DO-SURGIMENTO-DE-ESCANDALOS-PARA-COMBATER-A-CORRUP.htm

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pedetista promove debate sobre crise econômica na UFPE


O deputado Paulo Rubem Santiago (PDT), que atualmente integra a Comissão da Crise da Câmara Federal irá coordenar, no próximo dia 27, o debate A crise econômica e as alternativas para o Brasil. A discussão começa às 19h, no auditório do Centro de Ciências Socais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco. O encontro recebe apoio do Conselho Regional de Economia e do Núcleo Celso Furtado de Estudos da Economia & Desenvolvimento.

Segundo o deputado, o aprofundamento do debate sobre a crise e suas causas, é muito importante, porque traz a necessidade de encontrar medidas de enfretamento e as necessárias correções para que o quadro não volte a se repetir. “A crise sepultou de vez a tese do pensamento único em economia, onde, desde 1994, dizia-se no brasil que o mercado resolveria nossos entraves ao crescimento e ao desenvolvimento. Por isso o debate é necessário para que o país possa recuperar sua capacidade de reflexão sobre o momento e através dele, encontrarmos caminhos que fortaleçam nossa soberania, com políticas econômicas adequadas à nossa realidade e os nossos objetivos sócio-econômicos”, explicou.

Foram convidades para falar sobre o assunto o diretor de Estudos Macroeconômicos do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), João Sicsú, o pós-doutor pela University of Tennessee, doutor em Economia pela USP, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do CNPq, Fernando Ferrari Filho e o doutorando pela Unicamp, tendo mestrado em Desenvolvimento Urbano e Regional e economista pela UFPE, Valdeci Monteiro dos Santos. O evento será aberto ao público.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

ULB - Aula de Planejamento estratégico será reprisada


A primeira aula de Planejamento Estratégico vai ser reprisada no próximo dia 27, às 19h15. Ela será exibida antes da segunda aula ao vivo às 20h15. Os interessados em iniciar o curso Ação Política Aplicada poderão fazer sua matrícula no www.ulb.org.br, no link matrículas. Na primeira aula foram abordados a importância do planejamento e alguns pontos da metodologia que será utilizada. Como também, a análise de ambiente interno e externo em que se avalia os pontos fortes, fracos, riscos e oportunidades da organização, conhecidos como análise SWOT ou FOFA. O professor Leonardo Zumpichiatti propôs um exercício em grupo, que deve ser feito com base na escolha de uma entidade para realizar a análise de ambiente.

ULB – NET

A nova plataforma de ensino da ULB na internet já está funcionando. Agora os cursistas terão à disposição as ferramentas do software livre Moodle, para facilitar o aprendizado através das vídeo aulas, livros eletrônicos e tutoriais interativos.

Curso de tutoria é prorrogado

O curso Tutoria na ULB: Planejamento, Operacionalização e Metodologia de Ensino e Aprendizagem foi prorrogado devido a grande procura. Maiores informações com o professor Ricardo Viana, através do e-mail tutoria@ulb.org.br ou pelo telefone (61) 3226 0949.

ULB Bahia

Módulo Suplementar de Capacitação exibe palestras
O Módulo Suplementar presencial contará com palestras de 45 minutos, às segundas-feiras antes das aulas tele-presenciais. O curso tem como objetivo promover a discussão sobre os posicionamentos que o Trabalhismo Moderno deverá ter diante das novas Crises e Desafios.

Confira os temas:

Feliciano Tavares – O Passivo Ambiental da Modernidade
Dep. Federal Severiano Alves – O Trabalhismo e os Direitos Fundamentais da Educação
Alderico Sena – Associativismo: Caminho para a Justiça Social
Hari Alexandre Brust – Histórico do Trabalhismo
Eduardo Rodrigues de Souza – Juventude e Política
Francisco Santana – A CLT e MARX

Antônio Dourado do PDT é o novo presidente da Amupe

O prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PDT) foi eleito no dia 15 deste mês, o novo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A gestão para o biênio 2009/2011 terá apoio do prefeito de Escada Jandelson Gouveia da Silva (PR), escolhido para ser o vice-presidente. Os dois obtiveram 112 votos, do total de 191 prefeitos, ex-prefeitos e ex-presidentes da entidade.

Segundo o novo presidente, o desafio será fortalecer a unidade, ampliar a representatividade do grupo e a motivação dos prefeitos. Dourado também visa uma maior aproximação da Amupe com o município. Antônio Dourado é engenheiro licenciado da CHESF e está em sua terceira gestão no município de Lajedo. Foi Secretário Especial de Articulação Regional do Governo em 2008, superintendente do Complexo Industrial Portuário SUAPE e presidente da Codeam. Jandelson Gouveia é engenheiro agrônomo com pós-graduação em Gerenciamento de Cidades e foi secretário de Governo do município de Primavera.