sexta-feira, 10 de julho de 2009

Caruaru encerra festa junina com homenagem a Vitalino



O artesão que marcou a história da cerâmica figurativa no Brasil será homenageado hoje, 10, em Caruaru. Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino completaria hoje 100 anos. Ele morreu de varíola em fevereiro de 1963. A festa que comemora o seu centenário será realizada hoje no Alto do Moura. As homenagens começam às 15h e além de shows, incluem a inauguração de uma estátua do artista em tamanho real, lançamento de selo dos Correios e medalha feita pela Casa da Moeda do Brasil.

A I Orquestra de Pífanos se apresenta com 50 músicos, de 12 bandas de pífanos de Caruaru e será regida pelo maestro Mozart Vieira. A homenagem será feita porque Vitalino tinha um grande talento musical e chegou a tocar pífano em várias bandas. O artesão aprendeu a tocar desde cedo. Com 15 anos montou a banda Zabumba Vitalino. Alguns dos instrumentos utilizados estão expostos na Casa Museu do Alto do Moura. A estátua do Mestre Vitalino produzida em concreto pelo artista plástico Demetrio Albuquerque ficará no espaço da Casa Museu.

Cortejo

Cerca de 26 grupos culturais de várias cidades do Estado farão um cortejo às 17h, pelas ruas do Alto do Moura. Se apresentam o Maracatu Estrela Brilhante, o Homem da Meia-Noite e o bloco carnavalesco Madeira do Rosarinho. A programação prossegue à noite, com a reestréia da peça ‘O alto das sete luas de barro’, espetáculo que conta a história do Mestre Vitalino. As comemorações do centenário de Vitalino terminam no Parque de Eventos Luiz Gonzaga, com shows de Petrúcio Amorim, Valdir Santos, Elifas Júnior e Geraldinho Lins. A festa também marca o encerramento oficial do São João de Caruaru, que começou no dia 30 de maio.

Nenhum comentário: