terça-feira, 7 de julho de 2009

FENNEART

Prefeituras do PDT apóiam trabalhos de artesãos em feira


Com o intuito de divulgar e valorizar a arte de seus artesãos, os prefeitos pedetistas de Caruaru, Ipojuca e Bom Conselho deram apoio total à exposição e comercialização do trabalho destes artistas num dos mais importantes eventos da América Latina, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenneart). Este ano, a Fenneart celebra seus 10 anos de existência homenageando o centenário do Mestre Vitalino e espera até o dia 12 deste mês, um público de 250 mil visitantes em uma área de 29 mil m².

A abertura da Fenneart aconteceu na tarde da última sexta-feira (3), no Centro de Convenções em Olinda. A prefeitura de Caruaru montou três stands, que mostram através de fotos e bonecos de barro, a história do trabalho deixado pelo Mestre Vitalino. “Mais uma vez o nosso partido sai na frente, ensejando milhares de pessoas ao acesso e ao conhecimento de tão belo espetáculo de cultura popular de Pernambuco, sintetizado este ano, na homenagem prestada ao mestre Vitalino”, disse o prefeito José Queiroz.

Segundo o Secretário de Cultura de Caruaru, José Pereira “a Fenneart é um sucesso e Caruaru não poderia deixar de mostrar sua arte, numa das maiores feiras da América Latina”. A Diretora de Turismo Lúcia Félix concorda com a participação do município na feira. Para ela, “a exposição é fundamental, porque Caruaru é uma cidade que vive hoje do turismo cultural. A Fenneart representa muito bem o Brasil e é muito importante para o turismo. Aqui os olhares estão voltados para o nível comercial, mais ainda, pelo sentido diferenciado que comemora o centenário de Vitalino. Sua arte não morreu. Ele deixou um legado que se perpetuou nestas pessoas que estão aqui trabalhando”, explicou.

O Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Roldão Joaquim também visitou os stands das prefeituras pedetistas. Ele falou que “pela Fenneart se manifesta uma eloqüência à Cultura pernambucana. Sem a Fenneart, esses valores continuam existindo, mas não são bem divulgados, porque a feira é uma manifestação de cultura ao alcance de todos. Nela, a gente celebra o centenário do mestre Vitalino, que também foi homenageado no São João de Caruaru, pelo grande incentivador da cultura, José Queiroz”.

Os stands de Ipojuca e Bom Conselho são muito visitados. Quadros e objetos de decoração são os mais vendidos, bem como, caixinhas feitas com a fibra da folha da bananeira, que chamam a atenção dos visitantes. Esta atividade é muito explorada no município de Bom Conselho, que também exporta tal fibra para a Holanda e França. “É de suma importância a vinda de Bom Conselho. Este é o oitavo ano que participamos, trazendo 14 artesãos, que se preparam o ano todo para vir à Fenneart, com total apoio da prefeitura”, completou a Diretora de Turismo de Bom Conselho, Bia Ferro.

Confira as fotos do evento


Stand de Caruaru


Stand de Bom Conselho


Stand de Ipojuca

Nenhum comentário: