segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Bom Conselho comemora hoje 117 anos de Emancipação


A Terra do Papacaça, como é conhecida a cidade de Bom Conselho, localizada no Agreste pernambucano apaga hoje, dia 3 de agosto, suas cento e dezessete velinhas. Para comemorar o aniversário de Emancipação Política, a prefeitura do município realiza ações sociais durante todo o dia. À noite a animação fica por conta da Banda Colo de Menina, que se apresenta às 21h no centro da cidade.

“Bom Conselho se encontra num grande momento de sua história, registramos um ritmo muito bom de desenvolvimento na nossa terra, tenho orgulho de fazer parte desta história, e este é mais um motivo para celebrar”, disse a prefeita de Bom Conselho, Judith Alapenha. As festividades começaram às 9h, na praça Dom Pedro II, com os doutores da alegria da Unimed, que fizeram a animação da garotada, distribuindo bolas e fazendo brincadeiras.

Os moradores foram atendidos pela Secretaria de Saúde hoje pela manhã. Eles aferiram a pressão arterial e receberam panfletos informativos. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também distribui gratuitamente, sementes e mudas de plantas. A programação dos 117 anos de Bom Conselho segue durante a noite, com a Missa em Ação de Graças celebrada pelo Monsenhor Nelson a partir das 19h30, na Igreja Matriz.

A Praça Dom Pedro II recebe a população, às 21h, ao som da Orquestra Major Boanerges. Poemas e versos de Augusto Gomes de Assis também serão recitados. A Prefeita Judith Alapenha fará seus agradecimentos e à meia noite, o povo de Bom Conselho cantará os parabéns para a cidade ao som da Banda Colo de Menina.

Bom Conselho

Distante 282 km do Recife, Bom Conselho está localizada no Agreste Meridional a sudoeste do Estado de Pernambuco, fazendo fronteira com o Estado de Alagoas. A população festeira, constantemente promove encontros de fé. A história, a cultura, a civilidade e o orgulho estão marcados espontaneamente em cada esquina da cidade, nos monumentos e conjuntos arquitetônicos dos logradouros públicos, nas manifestações culturais e artísticas dos moradores. Em Bom Conselho, a arte nordestina esta expressa na fé com os santeiros e nas pinturas primitivas, onde se encontra o artesanato mais diversificado do nordeste.

Santeiros em arte barroca erudita, em madeira policromada, pedra, cerâmica, vidro e vitrais tropicais. Apresentamos ao país e ao mundo nosso potencial turístico: a Ermida de Santa Teresinha, uma das mais lindas igrejas de serra do Nordeste, Colégio N. Senhora do Bom Conselho, fundado em 1853 e dirigido desde então pelas freiras da Congregação do Frei Caetano de Messina, responsáveis diretas pela formação intelectual e base educacional de inúmeras gerações que por ali passaram. O mais antigo colégio do interior pernambucano - ladeado pelo Convento dos Capuchinos. Colégio São Geraldo, Escola Frei Caetano de Messina e Centro de Educação Coronel José Abílio (CERU). A Caverna dos Holandeses e a Furna de Maria Dantas e Mirante de Santa Terezinha.

O município é ponto privilegiado no corredor de riquezas do Nordeste. Servido por uma malha viária de boa qualidade, está distante 160 quilômetros de Maceió (AL) e 260 quilômetros de Aracaju (SE), interligando o Interior e a faixa do Agreste nordestino através de Pernambuco à porta do Sudeste. Outra característica é o seu micro-clima - possui três regiões bem divididas: Sertão, Agreste e Mata.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acabei de chegar de bom conselho e adorei o clima e as pessoas