domingo, 2 de agosto de 2009

Há 50 anos dava-se início à transformação política

No dia 2 de agosto de 1959, João Lyra Filho se elegia pela primeira vez prefeito

Por Wagner Gil

Há exatos 50 anos (2 de agosto de 1959), João Lyra Filho dava início a uma mudança na forma de administrar Caruaru, trazendo desenvolvimento planejado e contribuindo de forma direta para eleição de vários sucessores e o surgimento de grandes nomes da política nacional, entre eles o ex-deputado federal e ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra, além dos ex-prefeitos João Lyra Neto (hoje vice-governador), Anastácio Rodrigues e o atual José Queiroz.

Naquela época, a Capital do Agreste tinha poucos eleitores e, de acordo com a junta eleitoral, foram apurados, em tempo recorde, 15.214 votos. Com quase 60% dos votos, ou seja com 8.257 votos, João Lyra Filho derrotou Chico do Leite (6.531), iniciando aí um caminho de desenvolvimento nunca antes visto na cidade. Naquela época, a população escolhia também o candidato a vice-prefeito, além dos vereadores.
Três postulantes disputaram o pleito para vice-prefeito: João Elísio (eleito com 6.925 votos), Demóstenes Veras (avô do atual vereador Demóstenes Veras-PDT), segundo colocado com 4.540 votos, e Abel Menezes, terceiro colocado com 2.100 votos. Abel é avô do ex-vereador e atual secretário de Gestão e Negócios Municipais, José Carlos Menezes, que também já foi vereador por duas vezes.

Já para a Casa Jornalista José Carlos Florêncio, foram eleitos pelo PR: José Araújo, Salvador Sobrinho e Jorge Tabosa; pelo PST: Severino R. Sobrinho - o mais votado com 900 votos -, Sisenando Guilherme e José Rocha Filho; pelo PSP: Edgar Bezerra e Honorato Leite; pela UDN: Celso Rodrigues, Aluízio Souza e Rubem Barros; e, pelo PTB: Abel Ambrózio da Silva e Aristides Veras.

TRAJETÓRIA

João Lyra Filho foi eleito prefeito pela primeira vez em três de agosto de 1959, tendo sua administração destacada pelas ações em infraestrutura e na educação, com construção de várias escolas na zona rural e o Colégio Municipal Álvaro Lins. Sua segunda passagem pelo executivo aconteceu em 1972, substituindo o seu primeiro secretário de Educação, Anastácio Rodrigues, que tinha sido eleito em 1968 com apoio do próprio João Lyra e teve mais de quatro mil votos de frente.

Depois de se tornar prefeito pela primeira vez, João Lyra Filho foi deputado federal e deputado estadual por quatro mandatos consecutivos. Homem de visão, foi o responsável direto pela eleição de José Queiroz à Prefeitura de Caruaru, em 1982. João Lyra também lançou na política o seu filho mais novo, João Lyra Neto, que já foi prefeito de Caruaru por duas ocasiões, além de deputado estadual. Atualmente Lyra Neto é vice-governador do Estado, ocupando também o cargo de secretário de Saúde. "São políticos que fizeram e ainda fazem muito por Caruaru, por Pernambuco e pelo Brasil", explanou o ex-prefeito Anastácio Rodrigues.

"UM HOMEM DE VISÃO"

VANGUARDA ouviu o prefeito José Queiroz (PDT), um dos frutos lançados na política por João Lyra Filho. "Tive a felicidade de trabalhar com ele na sua primeira gestão. Um homem além de seu tempo. Naquela época, ele já mandara preparar um plano diretor (o primeiro da história da cidade) preocupado com as futuras gerações", disse Queiroz, que hoje ocupa o cargo de chefe do Executivo pela terceira vez. "Ele marcou a administração de Caruaru com práticas e métodos inovadores. Um marco político-administrativo para nossa cidade", completou.

O prefeito também lembrou que João Lyra Filho teve a visão de mandar algumas pessoas para estudarem na escola de Administração Pública, que foi criada naquela época pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. "Eu e Fernando Lyra, seu filho mais velho, fizemos parte da primeira turma e isso nos deu um grande conhecimento administrativo", recordou Queiroz, afirmando ainda que João Lyra Filho criou a primeira empresa de economia mista, para gerir a água e o saneamento de Caruaru. "Isso na década de 60. Imagine a visão deste homem", finalizou.

Fonte: Jornal Vanguarda – Caruaru

Nenhum comentário: