segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pernambuco registra 62 núcleos de base em todo estado


Uma das metas para 2010 é criar mais núcleos e fortalecer parcerias entre os municípios junto ao diretório estadual


Com o objetivo principal de disseminar núcleos pelas seções municipais no estado, o PDT de Pernambuco vem lutando constantemente na criação de núcleos, como forma de sustentar o desenvolvimento do partido. A Secretaria Estadual da Nucleação e Organização do partido, criada em julho deste ano, registra um total de 62 núcleos de base em todo estado.

No mapeamento, 18 municípios ostentam a bandeira pedetista com a instalação de seus respectivos núcleos. São eles: Belém de São Francisco (02), Bom Jardim (01), Feira Nova (03), Itaíba (09), Poção (04), Serra Talhada (01), Bezerros (04), Buenos Aires (01), Goiana (02), Jupí (01), Quipapá (06), Xexéu (05), Bom Conselho (05), Calumbi (02), Ilha de Itamaracá (01), Paranatama (06), Santa Filomena (01) e Recife (04).

O secretário estadual da Nucleação e Organização do partido, Wellington Batista, reforça o trabalho que é realizado pelo PDT na região e prevê expectativas para o próximo ano. “O núcleo de base é um importante instrumento de participação de militantes e simpatizantes do trabalhismo. O partido deixa de ser um organismo central, para ser um organismo descentralizado, em que a militância participa, reivindica e mobiliza em suas comunidades. Acredito que em 2010 podemos chegar acima de 100 núcleos criados”, diz. Ainda segundo Batista, “o núcleo é um organismo vivo do partido, podemos dizer assim. É também um instrumento de formação política da militância pedetista no estado”, completa.

Recentemente houve a posse da nova Comissão Provisória do PDT/Recife, e uma das propostas é aumentar o número de núcleos para fortalecer o partido. “Agora iremos colocar em prática novo programa de formação de Núcleo de Base – O PDT Perto de Você – onde pretendemos levar o partido às comunidades e bairros de nossa capital, bem como a implantação da Universidade Leonel Brizola (ULB)”, pontua o novo presidente do PDT/Recife, Dr. Isaías Gomes.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Posse da nova comissão provisória do Recife

Tomou posse no último dia 15 a nova Comissão Provisória do PDT do Recife. O ato ocorreu na sede do diretório estadual do partido.

A nomeação dos cargos se deu através de um consenso entre os militantes do partido do Recife, que teve o aval do presidente estadual do PDT, José Queiroz. O médico e candidato a vereador em 2008, Dr. Isaias Gomes, foi eleito o novo presidente da executiva municipal. Foi escolhido como 1º vice-presidente, Wellington Batista, sociólogo e diretor presidente da Emprel. Como 2º vice-presidente, o advogado, músico e artista plástico, Ravel Cerqueira. O ativista político e estudante de Direito, Túlio Gadêlha, passa a ocupar o cargo de secretário. O administrador, Arcilon Bernadino, faz parte da executiva como tesoureiro. Como 1º e 2º vogal serão respectivamente, o biólogo Bruno Chaves e o jornalista e redator Fernando Layme.

De acordo com o atual presidente a recomposição da comissão provisória do Recife ocorreu num momento importante para o partido. “O PDT a nível municipal precisava de uma liderança. Ficamos praticamente um ano acéfalos. Estamos satisfeitos com este voto de confiança dado a nós pelo nosso presidente, José Queiroz”, diz Isaías Gomes. Ainda segundo ele, já se especula perspectivas para 2010. “Agora iremos colocar em prática novo programa de formação de Núcleo de Base – O PDT perto de você – onde pretendemos levar o PDT às comunidades e bairros de nossa cidade, bem como a implantação da Universidade Leonel Brizola (ULB)”, completa.

Na ocasião, também foi eleito os nomes que irão compor a Comissão de Ética do PDT/Recife.


COMISSÃO PROVISÓRIA DO RECIFE

Presidente: Dr. Isaias Gomes
1º vice-presidente: Wellington Batista
2º vice-presidente: Ravel Cerqueira
Secretário: Túlio Gadêlha
Tesoureiro: Arcilon Bernadino
1º vogal: Bruno Chaves
2º Vogal: Fernando Layme

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Caruaruenses apostam na gestão de José Queiroz

Levantamento realizado pelo Instituto Plural Pesquisa mostra que 71% da população frente à administração da atual prefeitura de Caruaru, coloca o prefeito José Queiroz numa posição favorável para as próximas eleições.





A população caruaruense aprovou, em sua maioria, que a atual gestão municipal tem contribuído fortemente para o desenvolvimento da cidade, em quase um ano de governo. É o que revela o levantamento feito pelo Instituto Plural Pesquisa de Caruaru, que reuniu um universo de 400 pessoas. O índice apresentado na pesquisa chega a superar a votação de Queiroz em 2008, quando obteve 63% dos votos válidos.


Os participantes da entrevista somam 92% da população, que afirmaram satisfação ou total satisfação em morar na cidade. Além do município, os entrevistados também aprovaram a administração dos principais aliados ao prefeito. O governador Eduardo Campos (PSB) teve 66% de aprovação enquanto o presidente Lula (PT) adquiriu 85% de avaliação positiva.


A pesquisa envolveu um público bem variado nas categorias: grau de instrução, renda familiar, faixa etária e sexo. Quando se tratou da perspectiva de futuro, 73% dos eleitores disseram que serão melhores. Ao perguntar sobre promessa de campanha, 76% dos entrevistados falaram que o prefeito vem executando o prometido, contra 22% que dizem o contrário. No que se refere aos serviços prestados pela prefeitura, o levantamento mostra que a limpeza e a conservação de ruas como o melhor, com 71% dos eleitores. Além disso, destacam-se entre os mais bem avaliados: quatro programas da educação, distribuição de fardamento para os alunos, merenda escolar, reforma de escolas, contratação de professores, melhoria da infra-estrutura da cidade e a reforma de pontes. Por outro lado, o estudo indica como desafios para o melhoramento da gestão a qualidade do atendimento na saúde, pavimentação de ruas e avenidas, e ampliação da rede de saneamento básico. Estes três últimos pontos obtiveram 50% da opinião entre bom e ótimo.



HISTÓRIA NA POLÍTICA


José Queiroz governou Caruaru por duas vezes, em 1982 e novamente em 1992. Voltou a disputar as eleições de 2008 contra Ivânia Porto (DEM). Os eleitores bradaram nas urnas, elegendo o pedetista com 98.180 votos, contra 50.660 da adversária. Queiroz é considerado o pioneiro, na história política de Caruaru, a ser eleito para o terceiro mandato.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Senador faz visita ao Recife e reforça a atuação do partido no estado

O senador Cristóvam Buarque esteve no Recife hoje (11), onde cumpriu uma agenda de compromissos. Visitou algumas escolas, participou da noite de autógrafos do livro que reúne historias de ex-alunos do Movimento Pró-Criança, dentre outras ações.

Antes de encerrar as suas atividades na capital pernambucana, o senador teve o último encontro com o secretário executivo do PDT/PE, Túlio Gadêlha, e o secretário geral da Juventude Socialista/PE, Ewerton Silva (foto).

ENCONTRO O senador Cristóvam Buarque ladeado pelo secretário executivo do PDT/PE, Túlio Gadêlha, e pelo secretário geral da JS, Ewerton Silva.

“A única riqueza permanente que nós podemos ter é a educação. As demais riquezas são conseqüências”, avalia o senador, ao proferir as últimas palavras do diálogo entre jornalistas e representantes do PDT/PE, antes de embarcar para Brasília.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Juventude Socialista apresenta 1º show com Ravel



Talk show do músico encantou o público e deixou saudades

Início do show de Ravel Cerqueira.


O músico, advogado e artista plástico, Ravel Cerqueira, preparou um show e animou o público que esteve presente durante sua apresentação. O show, que aconteceu na última sexta-feira (27), à noite, na sede do PDT, fez parte de uma das ações promovida pela Juventude Socialista (JS), corpo jovem do partido.

O presidente da Juventude do PDT, Túlio Gadêlha, fez a abertura do evento destacando a importância da atuação juvenil no meio político. “O evento promovido pela Secretaria de Cultura da JS fortalecerá nossa atuação no interior do estado, possibilitando a adesão de muitos de nossos integrantes ao novo programa da Juventude Socialista, a Carteira Nacional de Identificação”, diz.

Túlio Gadêlha faz a abertura do evento, promovido pela Secretaria de Cultura da Juventude do PDT/PE.

Em seguida, o antropólogo social e fundador da JS do PDT no país, Anacleto Julião, falou sobre a formação do partido no estado, acentuando pontos marcantes no processo histórico do surgimento da Juventude do PDT. No momento do show, Cerqueira dividiu o palco com o irmão, Racene Cerqueira (violão), e juntos fizeram uma releitura em músicas de vários artistas que foram da Música Popular Brasileira (MPB) até o regionalismo, dentre elas: “Recife, cidade lendária” – Capiba, “Tareco e Mariola” – Petrúcio Amorim, “Asa Branca”– Luiz Gonzaga, “Feira de Mangaio” – Sivuca, “Disparada” – Geraldo Vandré, “Ponteio” – Edu Lobo, “Fenix” – Jorge Vercílo e Flávio Venturini, “Saudade” – Antonio Maria. Além de interpretar, Ravel também cantou “Canção do Doador”, música de autoria própria em parceria com Getúlio Cavalcanti, que foi utilizada na campanha do doador de órgãos, do Hospital Oswaldo Cruz. Como conterrâneo com orgulho, Ravel também exaltou o Estado cantando o “Hino de Pernambuco”.

Com o brilho no olhar e uma energia contagiante, Ravel ao longo do show trouxe músicas agitadas que fizeram parte do público cair no embalo. “Fiquei lisonjeado pelo convite e coloco-me à disposição da Juventude para fazer outras apresentações”, prometeu o cantor.

O público acompanhou músicas interpretadas por Ravel e o irmão Racene Cerqueira.

Ao final da apresentação, o músico foi homenageado pela Secretaria de Cultura da Juventude do PDT, representado por Francisco Nery, que entregou uma camisa da JS ao artista, como ato simbólico da parceria.