quarta-feira, 16 de junho de 2010

Em 2010 Vila do Forró e Pátio de Eventos completam 15 anos


Caruaru foi contemplada com seu mais importante espaço para realização de eventos na segunda gestão do prefeito José Queiroz (93/96). A criação do Pátio do Forró, juntamente com a Vila do Forró, constituiu um marco na história do município. A inauguração de ambos aconteceu em maio de 1995. À época, a construção de um espaço destinado às festividades do período junino se revelou uma novidade promissora na trajetória do São João, considerada uma das manifestações mais relevantes do Nordeste, sua festa popular mais autêntica, mais característica.

Ocupando uma área de 40 mil m², com capacidade para receber cerca de 100 mil pessoas, esse importante complexo de lazer, mais tarde denominado Parque de Eventos Luiz ‘Lua’ Gonzaga, está localizado na área onde funcionou a antiga fábrica Caroá, construída nos anos 30 do século passado e desativada na década de 70. A fábrica passava por uma grave crise financeira. Endividada, e sem poder quitar empréstimos adquiridos, acabou fechando as portas, tendo seu patrimônio absorvido pelo ao Banco do Brasil. Depois desse acontecimento o então prefeito José Queiroz, temendo a especulação imobiliária e sabendo da importância do espaço, iniciou as gestões junto à direção da instituição financeira para que a área fosse doada à Prefeitura. Após intensas negociações, que contaram com a intermediação do então Ministro da Justiça, Fernando Lyra, o Banco do Brasil concordou em ceder a Caroá ao município.

Parte das edificações da antiga fabrica Caroá foi preservada, abrigando atualmente a Fundação de Cultura de Caruaru, o Museu do Barro, o Museu da Fábrica Caroá e o Espaço Cultural Tancredo Neves. “A ideia foi preservar os prédios históricos e utilizá-los como ponto de concentração cultural. Caruaru é uma cidade rica em manifestações artísticas. Temos fortes expressões, como o Alto do Moura e a Feira de Caruaru. O Pátio de Eventos veio fortalecer o setor cultural, o que contribuiu para tornar o São João da nossa cidade o maior e melhor do mundo”, afirmou Haroldo Bernardino, autor do projeto arquitetônico do espaço .

SÃO JOÃO DE RUA

Em 1970, antes da inauguração do Pátio do Forró, durante o mês de junho diversas ruas eram ornamentadas, pelos próprios moradores, com bandeiras e balões. Em homenagem aos três santos do mês de junho - Santo Antônio, São João e São Pedro. Famílias se reuniam à noite para saborear comidas típicas, se aquecerem no calor das fogueiras e dançar em frente às poucas vitrolas existentes na época. Nos finais de semana o encontro era embalado ao som dos trios de forró pé-de-serra. A animação dos nordestinos suscitava a alegria dos turistas que chegavam de toda parte. A quantidade de ruas enfeitadas se multiplicava. As festas juninas ganhavam força, irradiando fama em todo o Nordeste. O São João passou a ser a principal festa do calendário turístico de Caruaru.

A Três de Maio, dentre as ruas que eram preparadas para receber os folguedos juninos, destacou-se e continua lembrada até hoje. Uma das mais conhecidas artérias da zona central, se transformava num verdadeiro arraial cenográfico com igrejinha, palhoça, rodas de ciranda, teatro de mamulengos e muito forró pé-de-serra. A festança era comandada pelas irmãs Lira, que lideravam dezenas de entusiasmados moradores, todos empenhados em vencer o concurso de ruas mais bem ornamentadas, promovidos por emissoras de rádio da cidade.

Com o crescimento da festa, principalmente nas décadas de 80 e 90, novos pólos de animação surgiram, a exemplo das avenidas Rui Barbosa, Rio de Janeiro e rua Capitão Zezé. Contudo, a crescente afluência do público, que a cada ano vinha em maior número conhecer de perto o ‘Maior e Melhor São João do Mundo’, levou o poder público a investir em ações pontuais e a buscar um novo espaço que comportasse o sucesso dos festejos, que a cada ano conquistava também a mídia nacional.

A implantação do Pátio de Eventos revelou-se a alternativa mais adequada. Atualmente caruaruenses e turistas dispõem de um lugar especial, templo sagrado do autêntico forró nordestino, que faz da maior cidade do interior pernambucano a eterna Capital do Forró, onde se realiza o ‘Maior e Melhor São João do Mundo’.

Fonte: Portal de Caruaru

Nenhum comentário: