segunda-feira, 8 de junho de 2009

Carlos Lupi concede entrevista à Rádio pernambucana

Em entrevista dada ao repórter Gilmar Santos, da Rádio Goitacaz FM (PE), o Ministro do Trabalho Carlos Lupi (PDT) falou sobre a criação da cartilha que versa sobre a nova lei de estágio, crise mundial, situação econômica do Brasil e terceiro mandato do presidente Lula. A cartilha lançada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) explica todo o andamento da nova lei. As mudanças incluem o limite de horário, que não pode passar de 6h.

O estagiário tem direito a ter metade de um salário mínimo como remuneração, bem como, 15 dias de férias. Lupi pensa em fazer uma campanha educativa para que sejam evitadas multas e fiscalização. Inicialmente, a distribuição será feita pelo campus da UFPE. A cartilha também será levada para as gerências regionais, postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e espalhada por todo Brasil. A idéia é que os jovens estejam sempre informados sobre seus direitos, deveres e obrigações.

Quando indagado sobre a real situação econômica brasileira, o Ministro do Trabalho respondeu que o país está vendendo mais do que comprando. O mercado interno está aquecido e as pessoas estão consumindo. “O salário mínimo teve um ganho real de 62% nos últimos sete anos, acima da inflação. O mercado interno e a capacidade que o brasileiro tem de resistir e acreditar no seu destino é o que fazem o Brasil gerar emprego. No mês de Abril, 106 mil novos contratos foram feitos pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Acho que iremos terminar o ano, com mais de 1 milhão de novos contratos e um crescimento do produto interno bruto de mais de 2%.

Carlos Lupi também falou sobre a CPI da Petrobras. “A Petrobras é um patrimônio do povo brasileiro e do trabalhismo. Eu acho que isso é jogo político para tentar fazer da Petrobras um instrumento de barganha eleitoral, nós não podemos aceitar. A Petrobras é um patrimônio da nação brasileira. Quem está contra a Petrobras está contra o Brasil". A crise financeira mundial também foi discutida na rádio. Para o ministro, a crise é fruto de um sistema financeiro egoísta, que quer ganhar dinheiro e não tem preocupação social. “O Brasil acabou sofrendo alguma conseqüência da crise, mas o país tem um sistema financeiro muito sólido”, explicou. Sobre o terceiro mandato do presidente Lula, Carlos Lupi disse que não concorda com nenhum tipo de mudança na legislação eleitoral para a próxima eleição.

Nenhum comentário: