quinta-feira, 30 de julho de 2009

Programa da Perdigão capacita jovens em Bom Conselho


Alunos do Programa Estação Digital de Bom Conselho concluíram no último dia 20, o curso básico de informática. O curso, com duração de quatro meses foi ministrado por estagiários do próprio município e universitários da Universidade de Pernambuco – unidade Garanhuns. Eles receberam o diploma das mãos da prefeita Judith Alapenha (PDT), do Gerente Administrativo e de Recursos Humanos, Leomar Lino Lorenzett e da Coordenadora da Estação Digital, Cristina Curvelo.

O Estação Digital faz parte da política de desenvolvimento sustentável, que está sendo implementada pela Perdigão em todas as comunidades que possuem unidades industriais. O propósito da empresa em Bom Conselho é o de preparar o município para os desafios de uma nova realidade socioeconômica, a partir da chegada do seu Complexo Agroindustrial. A idéia é facilitar o acesso da população a novas tecnologias de informação, possibilitando a formação de mão-de-obra com maiores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. No ano de 2008, o Instituto de Sustentabilidade Perdigão capacitou 223 alunos.

Confira as fotos da prefeita de Bom Conselho, Judith Alapenha e dos participantes do programa da Perdigão:



Judith Alapenha (PDT) e Leomar Lino Lorenzett



Alunos do curso de informática

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ministro do Turismo visita Garanhuns na próxima quarta


O Ministro do Turismo Luiz Barretto estará em Garanhuns na próxima quarta-feira 29, para conhecer o potencial turístico da cidade. A confirmação da agenda foi feita pelo Prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira (PDT) após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrido no dia 15 deste mês. Barreto irá visitar a formatação de um projeto de turismo, recomendado pelo presidente Lula.

“A assessoria do ministro entrou em contato com a secretária de Turismo para marcar a visita, e nesta quarta-feira vamos recebê-lo. Momento de muito orgulho para o nosso Município, pois já estamos colhendo frutos positivos no setor do turismo, área pleiteada por nós durante a visita ao presidente da República, e que precisa ser desenvolvida”, ressaltou o prefeito Luiz Carlos. O horário da visita ainda não foi definido.

Caruaru

Arraial Vitalino vai virar pólo cultural


O Arraial Vitalino, espaço cenográfico montado no largo da Estação Ferroviária de Caruaru durante o São João, vai permanecer. O local está sendo modificado e logo logo vai virar um pólo cultural onde acontecerão exposições, atividades culturais e programações voltadas para o entretenimento e educação. De acordo com o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Pereira, responsável pelo projeto, a inauguração do novo espaço está marcada para o dia 1º de agosto, às 20h.

“Fizemos um trabalho com muito cuidado e dedicação e isto refletiu no sucesso. O povo expressou o interesse de que ficasse, até porque fazia pena derrubar tudo aquilo. Muitas pessoas abordaram o prefeito José Queiroz e toda equipe da Fundação. Vale lembrar que Caruaru estava carente de espaços para a cultura e o arraial vai preencher uma lacuna", disse Pereira. Apresentações artísticas acontecerão nos fins de semana e incluirão música, dança, teatro e artes plásticas. De segunda a sexta, das 18h às 21h, os espaços estarão abertos para visitação.

O pólo gastronômico, que funcionou com restaurantes e barracas, também será mantido. Uma exposição de brinquedos antigos está sendo montada para a abertura. A idéia é inserir as crianças no contexto folclórico e lembrar as brincadeiras de antigamente. Serão confeccionados brinquedos em tamanho real e peças gigantes. Petecas, ioiôs, carrinhos de rolimã, pião, bola-de-gude, mané-gostoso entre outros. Outra exposição será em homenagem à imprensa de Caruaru. Através de um trabalho fotográfico, serão expostas imagens dos profissionais que trabalharam durante o período junino e que contribuíram para o sucesso da festa.

Ainda dentro das comemorações do centenário de Mestre Vitalino serão expostas 100 peças inéditas confeccionadas por artesãos do Alto do Moura em homenagem ao artista. O pólo cultural também vai receber a exposição que esteve durante o mês de junho no Aeroporto dos Guararapes, no Recife. A mostra incluiu reproduções das obras de Vitalino, objetos, fotos e textos sobre a vida do artesão. Segundo José Pereira, o projeto será mantido até o dia 1º de janeiro de 2010. Em dezembro, a área será transformada numa cidade natalina.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Vice-prefeito de Gravatá assume prefeitura

O vice-prefeito de Gravatá, João Paulo de Lemos (PDT) assume interinamente a prefeitura da cidade até o dia 26 deste mês. Enquanto o prefeito não volta das férias, pequenas ações como a operação tapa-buraco, uma passarela perto do supermercado Bonanza, iluminação na rua Vereador Elias Torres - bairro do Pontilhão e extintores de incêndio no mercado público estão sendo feitas para melhorar a vida dos gravataenses.


Acesse:
www.prefeituradegravata.com.br

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PDT Itinerante


Movimentos pedetistas e filiados se encontram em Garanhuns

Integrantes do PDT pernambucano se encontraram no último sábado (18) em Garanhuns, para debater sobre o papel dos movimentos da juventude, da mulher e do negro dentro do partido e quais suas contribuições sociais para com a comunidade. Este foi o primeiro passo dado pelos movimentos pedetistas, que pretendem visitar os municípios governados pelo PDT, como também, os que possuem representação do partido, com o intuito de apresentar suas ações à comunidade local.

“Este encontro é importante para mostrar que o partido está em movimento”, disse o secretário executivo do PDT, Pedro Leão, que começou a palestra falando sobre a importância dos grupos e de cada militante dentro de um partido e como cada um pode contribuir para aproximá-lo do povo. Leão também parabenizou o deputado federal Paulo Rubem Santiago por montar em Garanhuns a Tenda da Cidadania, que continua montada durante o período do festival, com uma intensa programação sobre políticas culturais.

O presidente da Juventude Socialista do Estado, Félix Filho ressaltou a importância de aproximar os jovens da política. Durante a palestra, ele falou que “o movimento tem o papel de trazer esses jovens para que eles conheçam a política”. Para Túlio Gadêlha, diretor da tele-sala da Universidade Leonel Brizola (ULB) em Recife, o encontro foi muito importante para aproximar a população das atividades pedetistas. “A ULB está presente em todos os movimentos e é um desafio muito grande. Temos 35 tele-salas em Pernambuco e procuramos fazer trabalhos voluntários, que levam a ULB para perto da comunidade. No dia oito de agosto iniciaremos nossas atividades”.

Bernadete Durval, presidente da Ação da Mulher Trabalhista no Estado também parabenizou Paulo Rubem pela iniciativa. “O lema de Paulo Rubem é lutar em prol dos menos favorecidos”, disse. Bernadete falou sobre a atuação do movimento e as conquistas de mulheres na política. “Há vinte anos milito no PDT e nunca mudei de partido. Este encontro é muito importante”, concluiu. A vereadora do município de Chã Grande, Danielle Alves ratificou as palavras de Bernadete comentando sobre a atuação das mulheres e dos jovens na política. “A juventude está se inserindo cada vez mais na política. Em Pernambuco, 21% dos vereadores têm entre 18 e 34 anos. Fico muito feliz. A gente faz movimento em Chã Grande. Isso prova que a juventude e a mulher tem cabeça e cabeça funcionando”, explicou.

O médico Isaías Gomes também participou do evento falando sobre seus projetos sociais e de saúde. Dentre eles, o de controle médico nas escolas e o Programa de Preparo para a Aposentadoria (PPA). “Onde tiver um local que pudermos levar a nossa bandeira levaremos, pois o cidadão tem que lutar pelos seus direitos. Vamos à luta. A luta continua e vamos seguir em frente”, declarou.

O filiado Antônio Monte falou sobre os afro-descendentes em seu contexto histórico e social. “Hoje, o negro ainda não está no patamar que queria. Antes ele gritava nas
senzalas. Hoje, grita nas ruas”, acrescentou. Célio Lima, pedetista do Recife, falou sobre a meta de trazer o Plano Setorial de Qualificação para Afro-descendentes (Planseq) para Pernambuco. Projeto do Movivento Negro do PDT à nível nacional.
“Também vamos interagir com os municípios. Agradeço por estar lutando com vocês”, acrescentou Lima.

Ações do PDT em Garanhuns

Membros do PDT aproveitaram a visita feita a Cidade das Flores para falar com o prefeito Luiz Carlos de Oliveira, também filiado ao partido, sobre seu trabalho como gestor do município. “Temos projetos que se enquadram dentro da filosofia do partido. Nosso primeiro objetivo é resgatar o cidadão levando ações de cidadania à periferia e para as escolas saúde e pavimentação. Na área da educação nós temos o projeto Criança vai ao Cinema, que já levou mais de 15 mil alunos ao cinema”, explicou.

De acordo com o prefeito, cerca de três a cinco crianças nunca tinham ido ao cinema. Elas também fazem passeios pela cidade, para conhecer valores históricos e culturais do município. “Agora lançamos o projeto Prefeitura Presente, que é destinado aos esportes. Oferecemos às crianças, tratamento médico e dentário, para que elas possam participar das atividades esportivas. Para participar também precisam ter boa freqüência e boas notas”.

Sobre a 19ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, o prefeito falou que se trata do maior festival cultural e artístico da América Latina. “O festival a cada ano aumenta sua grandiosidade. Temos atrações em toda a cidade, além das oficinas onde preparamos nossos jovens para o mercado de trabalho. É um mega evento onde em 10 dias, recebemos mais de cinco vezes a população do município de Garanhuns que hoje tem cerca de 30 mil habitantes”, completou.

O vice-prefeito da cidade Almir Penaforte (PTB) também elogiou o festival, que segundo ele, investiu este ano R$ 8 milhões, para receber um público de 350 mil pessoas. “Garanhuns não é só festa, também capacitamos os jovens através das oficinas continuadas, que mesmo após o evento permanecem habilitando-os para o mercado de trabalho. A economia informal também cresce”.

Os secretários de Desenvolvimento Econômico e Cultura também falaram um pouco sobre os trabalhos desenvolvidos com o total apoio do prefeito pedetista. “Aqui em Garanhuns temos o projeto Empreender Comunidade, que ajuda a comunidade a ter seu negócio. Tudo funciona em forma de cooperativa. Já temos a fábrica de sabão, de garrafa petty e a Escola Técnica Municipal, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico Ornilo Lundgren.

Segundo a Secretária de Cultura Ivone Silva, a administração do prefeito Luiz Carlos Oliveira, contribuiu muito para o grande sucesso do festival. ”O Festival de Inverno de Garanhuns está sendo chancelado nesta 19ª edição, como maior festival de diversidade cultural da América Latina. Vale ressaltar que toda produção cultural do Estado de Pernambuco passa por Garanhuns. Temos aqui, em 10 dias, 14 pólos contemplando as diversas linguagens culturais”, informou Ivone.

Confira as fotos:


Túlio Gadêlha (à esquerda) e Pedro Leão falaram sobre a importância dos movimentos pedetistas


O prefeito de Garanhuns Luiz Carlos Oliveira falou sobre os projetos implantados na cidade


Os filiados Antônio Monte, Félix Filho, Isaías Gomes e Célio Lima foram recebidos pelo prefeito em seu camarote durante o Festival de Inverno

quarta-feira, 15 de julho de 2009

PDT Itinerante

Movimentos pedetistas fazem palestra em Garanhuns

No próximo sábado (18) representantes da Juventude Socialista, Ação da Mulher Trabalhista e Movimento Negro do PDT de Pernambuco farão uma visita ao município de Garanhuns. O encontro será às 16h na tenda da Cidadania – projeto do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT), que inaugura o espaço dentro da Praça Luis Jardim, amanhã (16).

O papel do jovem na política será discutido pela Juventude Socialista, que começa o debate falando sobre a participação da juventude na política. Integrantes falarão ainda, sobre os objetivos da juventude do PDT, a importância da mulher na juventude e a Universidade Leonel Brizola (ULB). Repentistas farão uma apresentação ao final do evento.

O movimento da mulher trabalhista vai fazer uma abordagem sobre a mulher trabalhista no contexto político e social. O movimento negro estréia suas ações palestrando sobre o movimento negro no contexto social, trazendo como um de seus objetivos a implantação do plano que facilita a introdução do negro no mercado de trabalho, conhecido como Planseq – Plano Setorial de Qualificação para Afro-descendentes, criado pelo Ministro do Trabalho Carlos Lupi.

Este é o primeiro passo dado pelos movimentos pedetistas do Estado, que pretendem visitar os municípios governados pelo PDT, bem como, os que possuem representação do partido. Depois de Garanhuns, o PDT Itinerante continua com sua proposta de divulgar o trabalho do PDT pernambucano. O evento é aberto ao público.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Wellington Batista assume coordenação dos Núcleos de Base

Devido à nomeação de Pedro Leão como secretário executivo do Partido Democrático Trabalhista de Pernambuco (PDT-PE), o pedetista Wellington Batista assumirá a Secretaria Estadual de Nucleação e Organização do partido, com o objetivo de estimular o crescimento das atividades de formação dos núcleos de base. O novo secretário pretende ampliar o papel do PDT nas comunidades, desenvolvendo atividades de formação política e prestação de serviços.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Caruaru encerra festa junina com homenagem a Vitalino



O artesão que marcou a história da cerâmica figurativa no Brasil será homenageado hoje, 10, em Caruaru. Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino completaria hoje 100 anos. Ele morreu de varíola em fevereiro de 1963. A festa que comemora o seu centenário será realizada hoje no Alto do Moura. As homenagens começam às 15h e além de shows, incluem a inauguração de uma estátua do artista em tamanho real, lançamento de selo dos Correios e medalha feita pela Casa da Moeda do Brasil.

A I Orquestra de Pífanos se apresenta com 50 músicos, de 12 bandas de pífanos de Caruaru e será regida pelo maestro Mozart Vieira. A homenagem será feita porque Vitalino tinha um grande talento musical e chegou a tocar pífano em várias bandas. O artesão aprendeu a tocar desde cedo. Com 15 anos montou a banda Zabumba Vitalino. Alguns dos instrumentos utilizados estão expostos na Casa Museu do Alto do Moura. A estátua do Mestre Vitalino produzida em concreto pelo artista plástico Demetrio Albuquerque ficará no espaço da Casa Museu.

Cortejo

Cerca de 26 grupos culturais de várias cidades do Estado farão um cortejo às 17h, pelas ruas do Alto do Moura. Se apresentam o Maracatu Estrela Brilhante, o Homem da Meia-Noite e o bloco carnavalesco Madeira do Rosarinho. A programação prossegue à noite, com a reestréia da peça ‘O alto das sete luas de barro’, espetáculo que conta a história do Mestre Vitalino. As comemorações do centenário de Vitalino terminam no Parque de Eventos Luiz Gonzaga, com shows de Petrúcio Amorim, Valdir Santos, Elifas Júnior e Geraldinho Lins. A festa também marca o encerramento oficial do São João de Caruaru, que começou no dia 30 de maio.

terça-feira, 7 de julho de 2009

FENNEART

Prefeituras do PDT apóiam trabalhos de artesãos em feira


Com o intuito de divulgar e valorizar a arte de seus artesãos, os prefeitos pedetistas de Caruaru, Ipojuca e Bom Conselho deram apoio total à exposição e comercialização do trabalho destes artistas num dos mais importantes eventos da América Latina, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenneart). Este ano, a Fenneart celebra seus 10 anos de existência homenageando o centenário do Mestre Vitalino e espera até o dia 12 deste mês, um público de 250 mil visitantes em uma área de 29 mil m².

A abertura da Fenneart aconteceu na tarde da última sexta-feira (3), no Centro de Convenções em Olinda. A prefeitura de Caruaru montou três stands, que mostram através de fotos e bonecos de barro, a história do trabalho deixado pelo Mestre Vitalino. “Mais uma vez o nosso partido sai na frente, ensejando milhares de pessoas ao acesso e ao conhecimento de tão belo espetáculo de cultura popular de Pernambuco, sintetizado este ano, na homenagem prestada ao mestre Vitalino”, disse o prefeito José Queiroz.

Segundo o Secretário de Cultura de Caruaru, José Pereira “a Fenneart é um sucesso e Caruaru não poderia deixar de mostrar sua arte, numa das maiores feiras da América Latina”. A Diretora de Turismo Lúcia Félix concorda com a participação do município na feira. Para ela, “a exposição é fundamental, porque Caruaru é uma cidade que vive hoje do turismo cultural. A Fenneart representa muito bem o Brasil e é muito importante para o turismo. Aqui os olhares estão voltados para o nível comercial, mais ainda, pelo sentido diferenciado que comemora o centenário de Vitalino. Sua arte não morreu. Ele deixou um legado que se perpetuou nestas pessoas que estão aqui trabalhando”, explicou.

O Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Roldão Joaquim também visitou os stands das prefeituras pedetistas. Ele falou que “pela Fenneart se manifesta uma eloqüência à Cultura pernambucana. Sem a Fenneart, esses valores continuam existindo, mas não são bem divulgados, porque a feira é uma manifestação de cultura ao alcance de todos. Nela, a gente celebra o centenário do mestre Vitalino, que também foi homenageado no São João de Caruaru, pelo grande incentivador da cultura, José Queiroz”.

Os stands de Ipojuca e Bom Conselho são muito visitados. Quadros e objetos de decoração são os mais vendidos, bem como, caixinhas feitas com a fibra da folha da bananeira, que chamam a atenção dos visitantes. Esta atividade é muito explorada no município de Bom Conselho, que também exporta tal fibra para a Holanda e França. “É de suma importância a vinda de Bom Conselho. Este é o oitavo ano que participamos, trazendo 14 artesãos, que se preparam o ano todo para vir à Fenneart, com total apoio da prefeitura”, completou a Diretora de Turismo de Bom Conselho, Bia Ferro.

Confira as fotos do evento


Stand de Caruaru


Stand de Bom Conselho


Stand de Ipojuca

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Garanhuns


Prefeitura e FUNDARPE divulgam programação do
Festival de Inverno

A partir do dia 16, a Cidade das Flores reúne grandes atrações musicais e expressões populares de todas as regiões do Estado


A Prefeitura de Garanhuns, juntamente com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), apresentaram hoje 2, a Grade de Programação do 19º Festival de Inverno de Garanhuns. O prefeito Luiz Carlos de Oliveira (PDT) e a presidente da FUNDARPE, Luciana Azevedo divulgaram as atrações da festa em uma coletiva, às 11h, no auditório da Cúria Diocesana. O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) acontece entre os dias 16 e 25 deste mês e reúne centenas de atrações, em 14 pólos de animação com shows, espetáculos teatrais, intervenções artísticas, exposições, apresentações circenses, performances de dança, mostras de cinema, oficinas, debates e atividades de formação.

Este ano, o FIG homenageia o garanhuense Toinho Alves, integrante do Quinteto Violado, falecido em 2008 - um dos mais importantes e influentes grupos musicais do Estado. O grupo faz o show de abertura na Esplanada Guadalajara, na quinta-feira (16). A noite contará com a participação do cantor Lenine e do Coral de Aboiadores de Serrita, além do show da cantora Maria Rita e do músico Paulinho Groove. A expectativa da Fundarpe e da prefeitura local é que mais de um milhão de pessoas circulem durante os 10 dias do evento.

DECORAÇÃO – Inspirado em ilustrações criadas pelo grafiteiro Derlon Almeida, o arquiteto Carlos Augusto Lira desenvolveu o projeto da identidade visual da 19ª edição do Festival de Inverno em consonância com todo o Festival Pernambuco Nação Cultural. Com traços inspirados na técnica da xilogravura, tão utilizada na produção artística do Estado, Derlon criou ícones representativos de cada uma das linguagens culturais. O projeto engloba estampas, decoração do pórtico da cidade, decoração de pólos, pavilhões e palcos, além da reestruturação do Parque Euclides Dourado, que será dinamizado. As imagens fazem referência a grandes expressões culturais como bumba-meu-boi, sanfoneiros, o patrimônio material do Estado, além de utilizar flores, um elemento marcante de Garanhuns, para embelezar ainda mais a cidade.

DESTAQUE – O maior pólo de atividades do festival, Parque Euclides Dourado, passará por uma reformulação completa nesta 19ª edição do FIG, recebendo um novo conceito, com projeto do arquiteto Carlos Augusto Lira. A reestruturação prevê a otimização dos oito hectares do parque, com a criação de seis locais de atividades – a Esfera Cultural, o Pavilhão de Artesanato, o Pavilhão de Dança, o Pavilhão Musical, a Lona de Circo, além de um Pavilhão de Alimentação. A proposta é melhorar a circulação dentro do espaço e aproveitar de forma mais equilibrada um dos cartões postais da cidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO 19º FIG

ESPLANADA GUADALAJARA / A PARTIR DAS 21H

16/07 - Quinta-feira
Paulinho Groove
Quinteto Violado e convidados (Lenine e Coral de Aboio de Serrita)
Maria Rita

17/07 - Sexta-feira
Leo Noronha
Lula Queiroga
Fernanda Abreu
Lenine

18/07 - Sábado
Alexandre Revoredo
Mombojó
Rita Lee
Cachorro Grande

19/07 - Domingo
Audejan
Silvério Pessoa
Astros e Estrelas Carnavalescas (Orquestra Popular do Recife, Claudionor Germano, Kelly Benevides, Expedito Baracho, Getúlio Cavalcanti, Nonô Germano, Coral Edgar Moraes, Beto Ortiz e o Bloco da Saudade)
Moraes Moreira

20/07 - Segunda-feira
Orquestra Nostalgia
Silvia Machete
Paulo Diniz
Odair José
21/07 - Terça-feira
Banda Flash
Edilza
Del Rey
Wanderléa

22/07 - Quarta-feira
Moendas de Pernambuco
Matingueiros
Geraldo Maia
Cordel do Fogo Encantado

23/07 - Quinta-feira
Terreiro Cibernético
Cabruêra
Orquestra Contemporânea de Olinda
Nação Zumbi e convidados (Arnaldo Antunes, BNegão, Edgar Scandurra, Otto e Fred 04)

24/07 - Sexta-feira
Os Valvulados
Andréa Amorim
Faces do Subúrbio
O Rappa

25/07 - Sábado
Michelly dos Anjos
Di Melo
Mundo Livre S/A e convidados (Otto e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério)
Jorge Ben Jor

PALCO POP / A PARTIR DAS 19H

17/07 - Sexta-feira
Karla Rafaella
Tom Bloch
Nuda
DJ Dolores e Banda
18/07 - Sábado
Pernamuamba
Escurinho
Flor de Cactus
O Samba do Véio Mangaba
G.R. Bonsucesso Samba Clube

19/07 - Domingo
Soul Blues
Jefferson Gonçalves
Pressão Sanguínea
Johnny Hooker e Candeias Rock City
AMP

20/07 - Segunda-feira
Hamma
Subinfected
Rabujos
Decomposed God

21/07 - Terça-feira
Instinct Noise
Moribundos
Vamoz!
Matalanamão

22/07 - Quarta-feira
Rogério e Os Cabra
Ívano
Brasáfrica
Nzambi
23/07 - Quinta-feira
PE-5
Confluência
Buguinha Dub
BNegão e Os Seletores de Freqüência

24/07 - Sexta-feira
Gaiamálgama
Zé Manoel
Renata Rosa
Alessandra Leão

25/07 - Sábado
Banda FDR
Media Sana
Siba e a Fuloresta
Profiterolis

PALCO FORRÓ / A PARTIR DAS 0H

17/07 - Sexta-feira
Quarteto Olinda
João do Pife e Banda Dois Irmãos
Paulinho Leite
Rosimar Lemos e Banda

18/07 - Sábado
Os Três do Cariri
Benedito da Macuca
Gean Mota
Mourinha do Forró

19/07 - Domingo
Karolinas com K
Terezinha do Acordeom
Tarcísio Rodrigues

20/07 - Segunda-feira
Waldir Santos
Hebert Lucena
Juninho Souza

21/07 - Terça-feira
Maria Lafayette
Chá de Zabumba
Bia Marinho
Messias Santiago

22/07 - Quarta-feira
Caçuá do Mangai
Silveirinha
Banda Pinga Fogo

23/07 - Quinta-feira
Orquestra Sanfônica
Chico Bala
Luciano Padilha
Forrozão Danado de Bom

24/07 - Sexta-feira
Beto Hortis
Petrúcio Amorim
Lourenço Gato
O Bom Kixote

25/07 - Sábado
Ivan Ferraz
Edmilson do Pífano
Walter de Afogados
Gláucio Costa - O Matuto Cantador

PALCO INSTRUMENTAL / A PARTIR 18H

17/07 - Sexta-feira
Orlito Blues Jazzísticos
A Trombonada
Cacai Nunes

18/07 - Sábado
Street 's Jazz Band
Estuário
Treminhão

19/07 - Domingo
Choro Baião e Cia
Saracotia
Orquestra Henrique Dias

20/07 - Segunda-feira
Baião de Três
Rob Curto
Pata de Elefante

21/07 - Terça-feira
Roberto Lima e Banda
Beto Kaiser e Banda
M. Takara

22/07 - Quarta-feira
Fahrenheit
Edu Martin e Grupo
Wassab

23/07 - Quinta-feira
Guilherme Calzavara
Quinteto Sopro Brasil
Noise e Viola
Guinga

24/07 - Sexta-feira
Joãozinho Souza
Capibaribe Trio
Retrofoguetes

25/07 - Sábado
Kléber Blues Band
Quinteto Violado

PALCO CULTURA POPULAR / A PARTIR DAS 11H

18/07 - Sábado
O Bonde Bloco Lírico Carnavalesco
Gonzaga de Garanhuns
Zabé da Loca e Banda
Belo Xis
Cila do Coco

19/07 - Domingo
Grupo Folclórico Bacamarteiro Mandacaru
Pastoril Jesus Menino
Mestre Zé de Bibi
Gigantes do Frevo

20/07 – Segunda-feira
Mazuca de Agrestina
Coco de Roda Zé de Teté
Zé Galdino
Mestre Galo Preto

21/07 – Terça-feira
Reisado da Boa Vista
Grupo Percussivo Força dos Quilombos
Afoxé Alafin Oyó

22/07 – Quarta-feira
Aurinha do Coco
Mazurca Pé Quente
Toque Leoa
Carlinhos Monteverde

23/07 – Quinta-feira
Reisado do Alto do Moura
Coco do Mestre Juarez
Banda Pífano Folclore Verde Castainho
Maracambuco

24/07 – Sexta-feira
Unicordel
Reisado João Tibúrcio
Banda de Pífano Família Félix
Wellington do Pandeiro
Banda Filarmônica Assum Preto

25/07 - Sábado
Banda Musical Curica
Pastoril do Velho Xaveco
Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Paulo Isidoro
Sambadeira
Boi da Macuca
Maracatu Nação Pernambuco

CORTEJO
Concentração no Parque Euclides Dourado. Segue em direção à Esplanada Guadalajara

19/07 - Domingo
A partir das 21h
Bloco Misto Banhistas do Pina
Bloco lírico Sintazul, de Paulista
Bloco Carnavalesco Flor da Lira, do Recife
Clube Elefante de Olinda
Bonecos Gigantes do Ziriguidum, de Arcoverde

LITERATURA
Local - Casa da Palavra
17/07 a 19/07
A partir das 19h
Recital Vozes Femininas, com Silvana Menezes, Biagio Picorelli e Mariana Nascimento

18/07 - Sábado
A partir das 14h
Palestra A poesia medieval galego-portuguesa e a literatura de cordel, de Marcos Antônio Ferreira

21/07 – Terça-feira
A partir das 19h
Lançamento do livro Coletânea inédita de poesias cem poetas sem livros 100

23/07 a 25/07
Recital Literatura na Hora, de Sabrina Carvalho
Publicação de livretos pela Editora Livro Papel Finíssimo

Local – Palco de Cultura Popular
24/07 – Sexta-feira
A partir das 10h
No cordão da poesia, do coletivo Unicordel

Local - Estação Ferroviária
20/07 – Segunda-feira
A partir das 14h
Recital Poetas de Quinta, de Demóstenes Félix

FOTOGRAFIA

Exposição Simbiose, de Gabriel Costa
Exposição Azul em Quadrado, de Maria Freitas
Exposição Pernambuco Nação Cultural
Projeção Videofoto – ST, de Cristianne de Sá

ARTES CÊNICAS

LONA DE CIRCO
(Parque Euclides Dourado)

Família Picolino - Circo Picolino
A Rádio do seu Coração - Fulanas Cia. de Circo
Ilusão: Um Ensaio Melodramático Circense - Trupe Circus - Escola Pernambucana de Circo
Acrobatas em Cena - Trupe Irmãos Dantas - Circo Bambolê
Viva o Circo - Grupo Pitanguinha Show
Tirando a Máscara, Mostrando Nossa Cultura - Associação dos Proprietários e Artistas Circenses no Estado de Pernambuco (APACEP)
Troca e Retroca - Mostra de Trupes Circenses - Trupes pernambucanas
Circo Arlequin Trupe Arlequin de Circo Teatro
Picadeiro Pernambuco - Mostra de Números Circenses: Artistas pernambucanos

TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE
(Pavilhão de Dança – Parque Euclides Dourado)

A Estranha Fórmula do Doutor Rugga - Grupo Diocesano de Artes
Historinhas de Dentro - Quadro de Cena
Os Meninos Verdes - Cia Voar Teatro de Bonecos
Fábulas - Clowns de Shakespeare
ESPETÁCULOS DE RUA

Ato - Grupo Magiluth
Viva a Nau Catarineta - Grupo da Gente - GRUDAGE
Histórias de Teatro e Circo - Cia. Carroça de Mamulengos União dos Artistas do Povo

TEATRO ADULTO
Teatro Luis Souto Dourado
17 a 25 de julho

Auto das 7 Luas de Barro - Cia. Feira de Teatro Popular
O Capataz de Salema - Companhia Fiandeiros de Teatro
Sobre Anjos & Grilos: O Universo de Mário Quintana - Companhia de Solos & Bem Acompanhados
Corra – Grupo Magiluth
Cantigas do Sol - Dom Quixote de Cordel - Grupo Dramart Produções
Mais Um Tiquim de Nós - Grupo Cênico Emanuel Tenório de Holanda
Deus Danado - Grupo de Teatro Arte-Em-Cena
A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró - Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará
A Cadência, O Castelo e A Cantoria - Aula-Espetáculo Ariano Suassuna e Convidados

PALCO DANÇA

Pavilhão de Dança - Parque Euclides Dourado
Suite Funk - Companhia Urbana de Dança
Reflexo- Priscilla Figueiroa
Eureka- Cia. Vias da Dança
Remontagem da Suite do Ballet Coppelia e Lembranças no Tempo - Studio Danças
Amado Mio e Libertango - Além da Dança
Tuxau Abá - Criart Cia. de Dança
Deveras, um balé popular - Balé Deveras
Luzes do Oriente - Cia. de Dança Hanna Costa
Soniquete - Cia. Flamenca de La Luna
Negro de Estimação - Kléber Lourenço
Cantinho de Nós - J Garcia Cia. de Dança
Imagens não Explodidas - Cia. Etc
Corpo Estranho - Associação Gira Dança
Por um Fio em Lã - Juan Guimarães
Leve - Maria Agrelli e Renata Muniz
Castanha sua Cor - Grupo Grial de Dança

MÚSICA ERUDITA
(Catedral Santo Antônio)

Virtuosi Na Serra (18 a 21 de julho)

Conservatório do FIG (22 a 25 de julho)
4 Sopranos
Orquestra Experimental De Câmara
Trio Sonata
Duo Flauta & Piano
Rogério Acioli & Levi Guedes
Orquestra Barroca De Recife
Allegretto
Orquestra Sinfônica Jovem Do Conservatório Pernambucano De Música

ARTES PLÁSTICAS E GRÁFICAS

Braz Marinho Jr - Processo construtivo
Moacir Lago Jr - O Plano mental
Plural Projetos e Produções Artísticas - Caleidoscópio
Carolina de Araújo - Atos Plásticos em um território Iluminado
Sebastião Antunes Cavalcanti - Mosaico de stencil nas ruas de Garanhuns
Charles Douglas Martins - Máquina do tempo
Bruna Rafaella do Carmo - 100 sentidos
Emanuel Silva de Oliveira - Desenhosonoropoético
Janaína Campos Branco - Para OLHAR de perto durante mais de meio segundo
Wilson Leonardo da S. Antunes - Farol
Inaê Veríssimo do Nascimento - Seis cenários à procura de um personagem de Pirandello

Alepe apresenta balanço do primeiro semestre



A Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) apresentou, ontem 1, o balanço de atividades do primeiro semestre. No período, 1.987 proposições foram apreciadas pelo Parlamento Estadual, entre projetos de lei complementar, de lei ordinária e de resolução; propostas de emenda à constituição; indicações e requerimentos. Do total, 1.763 matérias receberam parecer favorável dos deputados. Os números foram divulgados pela Assistência Legislativa.

O presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), elogiou o "empenho dos demais parlamentares para apreciar as matérias encaminhadas" e destacou a conclusão das obras de reforma e restauro do Palácio Joaquim Nabuco. "Voltamos à sede do Parlamento, o que, para nós, é motivo de orgulho e satisfação, já que se trata da edificação mais antiga do Estado", ressaltou.

Uchoa parabenizou ainda o trabalho dos diversos setores da Alepe, "que tanto contribuíram para o bom desempenho das atividades parlamentares. Tivemos um semestre positivo. O desempenho dos trabalhos legislativos ficaram dentro das expectativas planejadas, conseguimos votar os projetos que atenderam à realização de benefícios à população pernambucana”, disse o presidente da Casa.

Quanto às expectativas para o segundo semestre, Uchoa destacou que serão intensificadas as negociações para instalar o canal próprio de TV do Poder Legislativo e para a construção do novo prédio que abrigará os gabinetes dos parlamentares. "A idéia é destinar o Palácio Joaquim Nabuco apenas para visitações públicas e reuniões magnas", antecipou.